Alagoas

Polícia Civil promove curso de aplicação avançada com drones

João Lucas / Ascom PCAL 07/10/2025
Polícia Civil promove curso de aplicação avançada com drones
Curso terá duração de quatro dias, com carga horária total de 60 horas/aula - Foto: Ascom PCAL

A Escola Superior de Polícia Civil de Alagoas iniciou, nesta terça-feira (7), o Curso de Piloto Remoto Policial (CPRP-PCAL), uma capacitação avançada para o uso de drones em operações de inteligência, investigação e policiamento.

 

O curso terá duração de quatro dias, com carga horária total de 60 horas/aula, e será ministrado de forma integral, das 8h às 22h. Participam policiais civis e forças de segurança do estado de Alagoas, reforçando a integração entre as instituições.

 

A capacitação será feita de forma híbrida, com aulas remotas ministradas pelo instrutor Bruno de Oliveira, da Receita Federal da Bahia, especialista em operações com drones FPV aplicadas em entradas táticas e ações operacionais, e aulas presenciais com os instrutores Cabo Elcival Chargas, da Polícia Militar da Bahia, e os agentes de polícia da Polícia Civil, Flávio Fox e Pedro Macedo.

 

Durante o curso, os participantes serão treinados em técnicas de pilotagem, segurança operacional, legislação vigente e aplicações práticas em cenários urbanos e rurais, garantindo preparação técnica e estratégica para operações policiais.

 

Na cerimônia de abertura, no auditório da Delegacia Geral, contou com a presença do delegado-geral adjunto, Eduardo Mero; do secretário executivo de Gestão Penitenciária, Carlos Voss; do tenente-coronel Iraque Agnnes dos Santos; do perito-geral adjunto, Wellington Costa Melo Filho; e a chefe do Grupamento de Atenção à População em Situação da Rua da Guarda Civil (GPOP), Simone Lima.

 

O evento teve um drone, que sobrevoou o local no início da solenidade, simbolizando o avanço tecnológico na segurança pública alagoana.

 

Em sua fala, Eduardo Mero destacou a importância da formação contínua e o papel fundamental da Escola Superior de Polícia Civil na modernização institucional.

 

"Os drones já não são mais o futuro, são o presente. As forças de segurança em todo o mundo utilizam essa tecnologia, e Alagoas não pode ficar para trás. Nossa polícia é capacitada, dedicada e pronta para entregar o melhor serviço à população", ressaltou.