Alagoas

Ronaldo Lessa recebe representantes quilombolas e destaca importância das comunidades tradicionais

Gabriel Cabral / Ascom Vice-Governadoria 07/10/2025
Ronaldo Lessa recebe representantes quilombolas e destaca importância das comunidades tradicionais
Encontro com representantes quilombolas aconteceu na Vice-Governadoria - Foto: Gabriel Cabral

O vice-governador Ronaldo Lessa recebeu, nesta terça-feira (7), representantes quilombolas e da Rede de Mulheres de Comunidades Tradicionais para a apresentação do Projeto Omnira Liberdade de Combate ao Trabalho Escravo nas Comunidades Tradicionais. O encontro aconteceu na Vice-Governadoria.

 

“É preciso ter um olhar especial para essas comunidades. Nós assumimos o compromisso de estar ao lado delas, mostrando à sociedade o quanto estão avançando”, afirmou Lessa.

 

Durante a reunião, estiveram presentes Kelly Damasceno (Quilombo de Carneiros), Nayane Marques (São José da Tapera), Madalena Aquino (Paus Pretos), Elis Lopes e Mônica Carvalho (Rede de Mulheres de Comunidades Tradicionais) e Rafaela Alves (Gameleiro, de Olho d’Água das Flores). As participantes apresentaram o projeto e discutiram os desafios enfrentados pelas comunidades, com foco no combate à exploração e na criação de oportunidades de desenvolvimento social e econômico sustentável.

 

Ronaldo Lessa destacou a importância do trabalho coletivo e o trabalho da gestão em apoiar as comunidades tradicionais — quilombolas, indígenas e ciganas. “O governo Paulo Dantas abriu as portas para que a inclusão social aconteça de fato. O mais importante é que essas pessoas estão trabalhando juntas para transformar a realidade social do nosso estado”, afirmou.

 

O vice-governador ressaltou ainda a relevância da educação, citando a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que tem formado professores quilombolas e indígenas para atuarem respeitando as especificidades culturais de seus povos. “É gratificante saber que temos jovens quilombolas na universidade, mostrando que o caminho da transformação passa pela educação e pelo reconhecimento das nossas raízes”, acrescentou.

 

Representando a Rede de Mulheres de Comunidades Tradicionais, Elis Lopes destacou o papel das mulheres quilombolas no protagonismo de iniciativas que unem tradição, empreendedorismo e autonomia.

 

O encontro foi encerrado com o compromisso de novas parcerias e ações conjuntas entre o governo e as comunidades, fortalecendo a construção de uma Alagoas mais justa, diversa e inclusiva.