Alagoas

Expresso Leitura: Artistas de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade interpretam poesias e discutem suas temáticas em projeto promovido pelo MPAL e pela DPE

Ascom MPAL 06/10/2025
Expresso Leitura: Artistas de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade interpretam poesias e discutem suas temáticas em projeto promovido pelo MPAL e pela DPE

Fazer das palavras poesia e arte, em uma experiência de conhecimento sobre novos olhares acerca do mundo, novos aspectos de entender e seguir a vida. Essas são algumas das lições que ficaram para moradores em situação de rua e pessoas vulneráveis que participaram do mais recente encontro do projeto “Expresso Leitura – Livros em Movimento”, promovido por uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a Defensoria Pública Estadual (DPE).

O encontro teve como foco a leitura e interpretação coletiva de poemas da artista de rua Síntique Bárria e a participação de outros artistas que também estão em situação de rua. A ocasião reuniu homens, mulheres, jovens e idosos, na última sexta-feira (3), na sede do MP Comunitário, no Vergel do Lago, em Maceió, que compartilharam conhecimento, ajudaram um ao outro a despertar o interesse pela leitura e por suas histórias.

Representante do MPAL no projeto, a promotora de Justiça com atribuição na Defesa dos Direitos Humanos, Alexandra Beurlen, enfatizou que a leitura tem capacidade revolucionária. “Ela traz empoderamento, cidadania, identificação, reconhecimento. A gente precisa estimular essa atividade num mundo completamento digitalizado, inclusive oportunizar a leitura para comunidades vulnerabilizadas”, ressaltou.

Através dessa iniciativa, acreditamos que estamos contribuindo para fortalecer a cidadania e os direitos humanos, fortalecendo sonhos e projetos de pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescentou a promotora de Justiça Alexandra Beurlen.

Na oportunidade, a artista conhecida como Estrela fez a demonstração de sua habilidade na sua arte e, em menos de 5 minutos, confeccionou um pingente com o nome de uma servidora voluntária do Ministério Público.

Os encontros do projeto “Expresso Leitura” acontecem a cada 15 dias, na Rua Marquês de Pombal, no Vergel do Lago, e seguem com espaço aberto para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade com interesse por leitura e educação por direitos.