Alagoas

Itec Shield 2025 promove debates sobre cibersegurança e proteção de dados

Viviane Chaves / Ascom Itec 06/10/2025
Itec Shield 2025 promove debates sobre cibersegurança e proteção de dados
Itec Shield 2025 é um dos maiores encontros sobre segurança da informação no estado - Foto: Arte: Daniel Cabral

Durante o mês de novembro, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), por meio do Escritório de Gestão Estratégica, Qualidade, Projetos e Proteção de Dados (EGEQP), promove o Itec Shield 2025, um dos maiores encontros sobre segurança da informação no estado. Basta acessar itec.al.gov.br e clicar no banner do Itec Shield.

 

Durante cada transmissão, será disponibilizado o link para emissão de certificado de participação online.

 

Com uma agenda de palestras online nos dias 7, 14, 18 e 29 de novembro, o evento abordará temas como cibersegurança, proteção de dados, governança digital e competências humanas na era da automação. Cada sessão terá 40 minutos de apresentação, seguidos de perguntas do público. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

 

A iniciativa integra a programação do mês da segurança da informação, em alusão ao Dia Internacional da Segurança da Informação, celebrado em 30 de novembro. Os encontros virtuais também funcionam como preparação para o Itec Day, evento presencial que será realizado no dia 5 de dezembro, no Jatiúca hotel & resort, em Maceió.

 

O diretor-presidente do Itec, Christiano Mendonça, destaca a importância desses eventos para o fortalecimento da cultura de segurança digital no estado.

 

“Esse é o terceiro ano que realizamos esses encontros, online e presencial, uma oportunidade única para que especialistas compartilhem seus conhecimentos. Nossa missão é garantir que a tecnologia seja aplicada de forma segura, ética e estratégica, apoiando tanto a administração pública quanto a sociedade alagoana”, ressalta.

 

Programação:

 

07 de novembro (10h)

 

Com 25 anos no mercado de TI, incluindo 21 em cibersegurança e 18 em liderança de vendas, Leonardo Andrade abordará o tema “Foco em CNAPP (Cloud-Native Application Protection Platform): uma plataforma unificada”.

 

14 de novembro (10h)

 

André Araújo é professor adjunto em Ciência da Computação na Ufal e doutor pela UFPE com mais de 20 anos de experiência em engenharia de software e banco de dados e será responsável pela palestra “Da fragmentação à integração: construindo ecossistemas interoperáveis de dados públicos”.

 

18 de novembro (10h)

 

Fabiano Duarte é especialista em Gestão de Projetos e LGPD, Compliance Officer certificado CPC-A, coordenador da Comissão Especial de Compliance do CRA/AL, graduando em MBA em Inovação e em Direito, e idealizador do Método 90. Ele falará sobre o tema “O poder dos soft skills: o diferencial competitivo humano na automação”.

 

 29 de novembro (10h)

 

Com pós-doutorado em Segurança Cibernética, doutor em engenharia elétrica pela UNB, mestre em engenharia eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda e professor de Segurança Cibernética na UNB, João Souza Neto, abordará o tema “O PDSI: Plano Diretor de Segurança da Informação”.