Alagoas

Alagoas lança Manual dos Agentes de Integridade para fortalecer governança pública

Heitor Teles / Ascom CGE 06/10/2025
Alagoas lança Manual dos Agentes de Integridade para fortalecer governança pública
Publicação orienta servidores sobre como conduzir a promoção da ética, transparência e responsabilidade na gestão pública - Foto: Arte: CGE

A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL) lançou o Manual dos Agentes de Integridade do Poder Executivo, documento inédito que tem como objetivo apoiar a implementação prática do Plano Estadual de Integridade e Compliance (PEIC).

 

A publicação busca orientar os servidores sobre como conduzir, de forma eficaz e estratégica, a promoção da ética, da transparência e da responsabilidade na gestão pública.

 

O manual reúne conceitos, exemplos práticos e documentos modelos, garantindo o avanço da integridade pública no estado de forma sistemática.

 

Para o agente de Integridade da Controladoria-Geral do Estado, Allan Duarte, muito além de ser um manual técnico, o documento representa um compromisso coletivo de fortalecimento da cultura de integridade dentro dos órgãos e entidades estaduais. Ele define com clareza o perfil, as competências e as responsabilidades dos agentes de integridade, além de estabelecer padrões de atuação para as Unidades de Gestão de Integridade (UGIs)”, destacou.

 

Segundo o documento, os agentes são os pontos focais da integridade em cada instituição, responsáveis por estruturar, executar, monitorar e aprimorar os Programas de Integridade e Compliance (PICs), realizar diagnósticos de riscos, promover campanhas educativas e assegurar a proteção ao denunciante.

 

A alta administração também assume papel fundamental. O manual destaca que dirigentes devem firmar carta de compromisso com a integridade, garantir recursos adequados e assegurar acesso direto dos agentes às instâncias decisórias, reforçando o alinhamento estratégico entre gestão e governança ética.

 

A publicação ainda reúne diretrizes práticas de articulação institucional, comunicação, capacitação e monitoramento, além de disponibilizar modelos de atos administrativos e materiais de apoio para padronizar procedimentos.

 

Para a controladora-geral do Estado, Sâmara Suruagy, a iniciativa consolida um avanço importante para Alagoas.

 

“Esse manual é mais um passo na consolidação de uma gestão pública íntegra, que valoriza a ética e a transparência. Nosso objetivo é garantir que a integridade seja vivida no dia a dia das instituições, fortalecendo a confiança da sociedade no Estado”, afirmou.