Alagoas
Outubro Rosa: Sesau abre campanha e destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

A Secretária de Estado da Saúde (Sesau) abriu nesta quinta-feira (2) a Campanha Estadual 'Outubro Rosa Todo Dia!'. O evento teve a parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió, reunindo gestores e profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos.
A iniciativa visa estender a pauta sobre a prevenção e o autocuidado ao longo de todo o ano, estimulando e desmistificando a realização de exames de mamografia e frisando a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres e a detecção precoce contribui para a redução da incidência e da mortalidade.
.jpeg)
Representando o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, ressaltou a importância da Campanha Estadual Outubro Rosa para conscientização da população. A ação, segundo ela, vem para alertar a todos sobre o cuidado em saúde.
"É um momento importante para reforçar a conscientização sobre o câncer de mama. É um momento de pensarmos de forma estratégica a prevenção do câncer de mama e a detecção precoce da doença para salvar vidas. O nosso papel é garantir que a informação e o cuidado cheguem a todas as mulheres”, disse.
.jpeg)
A supervisora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesau, Lavínia Rufino, falou do rastreamento precoce e conscientização durante todo o ano. “Estamos sempre orientando a população com relação ao autoexame, a procurar o serviço de saúde, a atenção primária, que é o postinho mais próximo de casa, para estar realizando o exame clínico das mamas e os exames complementares, como as ultrassonografias, as mamografias”, salientou.
Quando fazer a mamografia?
Lavínia Rufino orientou, também, que as mulheres a partir dos 40 anos de idade já podem fazer o exame de mamografia. Ela explica que o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de rastreio da doença e que o procedimento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A partir dos 40 anos também já podem fazer, sendo que a faixa de rastreio continua sendo a partir dos 50, que é obrigatório, mas mulheres a partir dos 40, a depender da discussão caso a caso, com o profissional de saúde, também já podem fazer a mamografia dentro do SUS”, disse.

A programação contou com mesa redonda com o tema “Câncer de mama: informação, prevenção e experiência”. Os participantes também acompanharam palestras sobre ‘Panorama do câncer de mama em Alagoas’; ‘Sinais e sintomas do câncer de mama e a importância do autoexame’ e O papel da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento ao câncer de mama. Também foi feita a apresentação de dados de uma pesquisa sobre câncer de mama em Alagoas.
Mais lidas
-
1VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL