Alagoas

Sefaz implanta nova tecnologia para fiscalização em tempo real de veículos

Luiza Guedes / Ascom Sefaz 26/09/2025
Sefaz implanta nova tecnologia para fiscalização em tempo real de veículos
Caio Carnaúba / Ascom Sefaz - Foto: A iniciativa representa um avanço na segurança viária e na responsabilidade fiscal do Estado.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) iniciou, nesta semana, as primeiras operações que colocam em prática câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), equipamentos de fiscalização para identificar irregularidades em veículos em tempo real. A iniciativa, que apresentou 100% de eficácia na fase de testes, representa um avanço na segurança viária e na responsabilidade fiscal do Estado.


A novidade, desenvolvida com tecnologia de ponta, alerta os motoristas sobre pendências referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), licenciamento e multas, além de ter a capacidade de identificar veículos roubados. Nesta primeira ação, foram realizadas duas blitzes, que ocorreram em períodos distintos do dia, na terça-feira (23) e na quinta-feira (25), na Avenida Marília Mendonça e na via Rota do Mar, respectivamente.

Para garantir o sucesso da ação, a equipe utilizou um aplicativo desenvolvido pela Sefaz, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), com o objetivo de identificar os veículos que possuem débitos, marcando um novo capítulo na fiscalização em Alagoas, com foco na conscientização do papel da cidadania para assegurar um trânsito mais seguro e moderno.

A gerente de Constituição de Crédito Tributário, Alda Fernandes, destacou que, durante a fase de testes, os dispositivos demonstraram alta eficiência, validando a tecnologia antes mesmo da implementação oficial.

“Ao aplicar esses equipamentos nas vias, a Sefaz reforça seu papel de destaque na promoção da cidadania e da segurança viária. Essa iniciativa reafirma o compromisso do Estado em aprimorar os serviços públicos e assegurar um ambiente de trânsito mais justo para a população”, ressaltou.

Alda comentou ainda que esses dois primeiros momentos de operação, com o uso das câmeras para verificar IPVA e licenciamento em atraso, atenderam às expectativas. Ela aproveitou para lembrar do programa de incentivo à regularização dos débitos da Sefaz.

“Foram cerca de 15 carros e motos detectados nessas condições. Essa ação busca conscientizar o cidadão a cumprir as obrigações relacionadas aos veículos no trânsito. Vale lembrar que, neste momento, existe o Profis IPVA, que incentiva a regularização dos débitos até 2023 com descontos de até 100% em multas e juros”, explicou.

As blitzes foram realizadas em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas (PM), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e com o Detran-AL, por meio da Companhia Fazendária e da Operação Lei Seca.

O tenente-coronel Thalvannes Ramos, comandante do BPRv, reconheceu a colaboração entre os órgãos e demonstrou satisfação com o desempenho do sistema da Fazenda de Alagoas. Ele salientou a importância da iniciativa da Sefaz pela disponibilização desse relevante equipamento para a segurança pública do Estado.

“Essa novidade vai facilitar bastante o trabalho da Polícia Militar durante as operações, pois detecta rapidamente os dados dos veículos, transformando-os em informações que auxiliarão as guarnições nas abordagens. Essas câmeras são cruciais para a segurança e para a gestão do tráfego, já que podem ser integradas a bancos de dados para identificar veículos roubados, com restrições ou que cometeram infrações.”