Alagoas
Centro de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio e Autolesão é apresentado na Escola de Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou, nesta sexta-feira (26), na Escola de Governo, em Maceió, o Centro de Acolhimento Integrado de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio e Autolesão (CAIS), voltado à promoção da vida e prevenção de agravos emocionais e comportamentais. O serviço foi inaugurado em 26 de agosto de 2024, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e visa acolher e assistir pessoas em sofrimento psíquico, incluindo casos de tentativas de suicídio e autolesão, e fortalecer a rede de apoio psicossocial em Alagoas.
Durante a apresentação, que integrou a programação da Campanha Setembro Amarelo, da Escola de Governo, gestores, profissionais de saúde e representantes de diferentes órgãos acompanharam palestras de conscientização sobre saúde mental, com foco na prevenção ao suicídio, e conheceram as estratégias de acolhimento e escuta qualificada e a rede de cuidados do Estado.
A coordenadora do CAIS, psicóloga Soraya Suruagy, ressaltou que a Campanha Setembro Amarelo é fundamental para levar conhecimento para a população. “A campanha chama a atenção para a prevenção de um futuro adoecimento psíquico, porque, mais importante que tratar saúde mental, é a prevenção, o autoconhecimento, bem como, saber os sinais e sintomas que estão acontecendo e entender que é possível pedir ajuda”, salientou.
Soraya Suruagy explicou, ainda, que a apresentação do CAIS para os profissionais que atuam no Estado serve para ampliar o conhecimento e ajudar a reduzir conflitos no ambiente de trabalho. “É um momento de psicoeducação para que os profissionais do Estado aprendam a regular suas emoções, ou seja, saber dialogar e evitar conflitos. A ação serviu para que humanizem os olhares sobre o tema e possam se voltar para eles, e entendam o que estão sentindo, sabendo que, caso seja necessário, podem passar por uma intervenção, seja psicológica ou psiquiatra”, orientou.
Centro integrado
O CAIS está localizado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O serviço conta com profissionais capacitados para reconhecer fatores de risco, realizar um acolhimento humanizado e fazer os encaminhamentos necessários dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre os serviços ofertados pelo CAIS estão o apoio psicológico, intervenções psicoterapêuticas, acolhimentos aos familiares, atividades socioeducacionais, encaminhamentos para redes adequadas para a pósvenção, identificação de necessidade de suporte e acompanhamento extra-hospitalar.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL