Alagoas
Sesau treina técnicos de Unidades Básicas de Saúde Indígenas sobre multidimensionamento da pessoa idosa
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Atenção Primária (GAP), promoveu, nesta sexta-feira (22), treinamento sobre o Multidimensionamento da Pessoa Idosa. A formação foi destinada aos técnicos de saúde indígena que atuam nas aldeias situadas em Alagoas, e ocorreu no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), situado no bairro Jardim Petrópolis, em Maceió.
A instrução abordou o uso Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF20) para uma avaliação multidimensional abrangente da pessoa idosa, que pode ser aplicada na Atenção Primária. “A avaliação multidimensional da pessoa idosa é realizada por meio do instrumento IVCF20, que visa estratificar e conhecer sobre a saúde idosa da localidade. A partir daí você pode criar um projeto, terapêutico singular, que é individual para cada pessoa, dependendo de que perfil mostrar esse instrumento, se é um idoso completamente saudável, se ele está em processo de adoecimento, se é um idoso frágil”, ressaltou o facilitador do curso, o médico geriatra da Sesau, Marcos Martins.
 (1).jpeg)
Ainda de acordo com ele, o treinamento tratou, também, do envelhecimento populacional e conceitos como capacidade funcional, autonomia e independência. “A iniciativa focou, também, no envelhecimento populacional. Também discutimos sobre a capacidade funcional, autonomia, independência da pessoa idosa e os instrumentos necessários para entender o perfil dos idosos de cada região”, pontuou o médico geriatra da Sesau.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da ação para fortalecer a Atenção Básica em Saúde voltada às comunidades indígenas. “O envelhecimento é uma realidade e precisamos garantir que essa população tenha um cuidado adequado, humanizado e culturalmente sensível. Com isso, reforçamos o compromisso do Estado em preparar os profissionais para oferecer uma assistência integral à pessoa idosa indígena, promovendo saúde, qualidade de vida e respeito aos povos originários”, afirmou o gestor da Sesau.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela