Alagoas
Alagoas vai ganhar uma escola para capacitar profissionais do sistema socioeducativo
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a
Universidade Federal de Alagoas (Ufal) discutiram a implantação da Escola
Estadual de Socioeducação no estado. A iniciativa vai proporcionar o acesso a
formação continuada para todos os profissionais do Sistema Socioeducativo de
Alagoas.
A secretária Paloma Tojal e a professora doutora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas da Universidade, articularam a execução, em Alagoas, da iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), do Governo Federal. O objetivo principal é proporcionar o acesso à formação contínua e qualificada a todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em especial às equipes de atendimento e de órgãos com atuação no Sistema Socioeducativo.
“Vamos trabalhar em equipe para construir e executar esta proposta. Durante um ano, serão realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para todos os servidores do sistema socioeducativo. A iniciativa contemplará profissionais da área de segurança, da saúde, da educação, jurídico, serviço social, educadores sociais, e todas as pessoas que trabalham neste atendimento, em meio fechado e meio aberto”, explica Elaine Pimentel.
Paloma Tojal destaca que a Escola Estadual de Socioeducação será um passo importante para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo, e para aprimorar o atendimento oferecido pelo Estado aos adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei, promovendo um ambiente mais seguro e qualificado.
“O Sistema Socioeducativo de Alagoas já é um exemplo para o Brasil. Oferecer cursos, capacitações, rodas de conversa e outros momentos de aprendizado aos servidores que o fazem é dar a eles ainda mais oportunidade de crescimento profissional e, aos socioeducandos, de quem eles cuidam, um cumprimento de medida ainda melhor. A formação continuada contribuirá para o desenvolvimento de estratégias e metodologias mais eficazes para o atendimento a esses adolescentes e jovens. Essa parceria com a Universidade Federal de Alagoas e com o Governo Federal terá grande relevância na construção de um sistema cada vez mais qualificado e preparado para lidar com os desafios do dia a dia”, afirmou Paloma Tojal.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista




