Alagoas
Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus discute fortalecimento dos equipamentos culturais da região norte
A região norte
alagoana foi palco do I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus,
promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas
(Secult), através do Sistema Alagoano de Museus e Sistema de Bibliotecas
Públicas do Estado de Alagoas. O evento reuniu diversos profissionais e
entusiastas da área para debater e compartilhar conhecimentos sobre a gestão e
o papel dessas instituições na sociedade.
Durante o encontro, foram realizadas palestras e oficinas abordando temas como a modernização dos acervos, a inclusão digital e a preservação do patrimônio cultural. O evento também foi uma oportunidade para apresentar os avanços e as boas práticas implementadas em bibliotecas e museus da região.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do encontro para o fortalecimento das bibliotecas públicas e museus do estado. "Este evento promove o intercâmbio de experiências e conhecimentos, essenciais para o desenvolvimento das nossas instituições culturais”, disse.
A coordenadora do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, também ressaltou a relevância do projeto. “O fortalecimento das bibliotecas e a presença de museus são fundamentais para uma região que é um importante destino turístico. Atualmente, o norte de Alagoas conta com apenas um museu, o que evidencia a necessidade de expandirmos esses equipamentos culturais para promover a educação e a valorização do nosso patrimônio,” afirmou.

O encontro contou ainda com a participação de representantes de diversas cidades, que puderam compartilhar seus desafios e conquistas na gestão de bibliotecas e museus. Além disso, foi reforçada a importância do trabalho colaborativo e da integração entre essas instituições para o fortalecimento da cultura e educação em Alagoas.
“Muito feliz de ter a nossa cidade como anfitriã deste evento, tão importante para nossa cultura e literatura. Reunimos os gestores da região fortalecendo o vínculo e experiências. Agradeço a Secult por ter enxergado o grande potencial da nossa cidade em realizar grandes eventos”, disse o secretário municipal de cultura de São Miguel dos Milagres, Diego da Silva Santos.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo