Alagoas
Em audiência pública, TRE/AL debate acessibilidade e inclusão nas eleições
Na tarde desta terça-feira (02), as portas do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se abriram para o debate sobre inclusão, acessibilidade e eleições municipais. Em audiência pública, representantes do Tribunal e do Ministério Público Eleitoral debateram sobre a temática com representantes de instituições que representam pessoas com deficiência.
A audiência foi conduzida pelo ouvidor regional eleitoral, desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, pelos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria do TRE, Diego Dantas e Fausto Magno, e pelo procurador regional eleitoral substituto, Carlos Eduardo Cruz.
“Estamos aqui para construir, juntos, um cenário onde as pessoas com deficiência possam protagonizar ainda mais dentro do processo eleitoral, não apenas como eleitores, mas também como mesários, coordenadores de locais de votação e como candidatos. É preciso que fique muito claro que todo voto importa e que é obrigação da Justiça Eleitoral promover ações que ampliem a participação democrática deste público”, explicou o ouvidor regional eleitoral.
Além de representantes de instituições, também participaram da audiência integrantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dos Idosos e da Cidadania de Maceió.
Entre as sugestões apresentadas durante o evento, a regulamentação do uso de fogos de artifício com estampido, parcerias para incrementar a capacitação dos mesários, a criação de coordenadores de locais de votação que acolham as demandas das pessoas com deficiência e a realização de campanhas parceiras com orientação para o momento do voto.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista