Alagoas
Secti participa de evento que promove debates sobre a interiorização da inovação em Alagoas
A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) participou,
nessa quarta-feira (26), no Centro de Inovações do Jaraguá, do evento Inova
Pilar, uma iniciativa da Prefeitura de Pilar com o apoio do Serviço de
Aprendizagem Industrial (Senai Alagoas). O encontro teve como propósito
acelerar projetos empreendedores, oferecendo capacitações e mentorias para
transformar ideias inovadoras em negócios, além de promover um debate sobre a
interiorização da inovação em Alagoas.
No início do evento, o secretário da Secti, Silvio Bulhões, participou de uma mesa redonda e reforçou a importância do avanço da inovação no interior do Estado, além de parabenizar a iniciativa, como uma boa forma de alavancar o empreendedorismo inovador.
“A gente precisa trabalhar numa cultura empreendedora para possibilitar que essas pessoas possam enxergar a possibilidade de empreender e a possibilidade de transformar uma ideia em um negócio e a partir dali, gerar o desenvolvimento”, disse Bulhões.
Além disso, o secretário destacou os investimentos do Governo do Estado, não só no empreendedorismo, mas também na qualificação técnica, sobretudo nas áreas da tecnologia. “O estado de Alagoas tem investido fortemente na formação de jovens capacitados e usado o nosso programa de qualificação técnica como principal vetor disso, o programa OxeTech, que vem capacitando pessoas como programadores e desenvolvedores que gerem desenvolvimento nas empresas de base tecnológica de Alagoas”, completou o Secretário.

Na ocasião, também, por meio do programa Pilar Expert, oito startups apresentaram os resultados de suas soluções inovadoras para uma banca avaliadora, composta por especialistas na área da tecnologia e inovação e investidores, proporcionando aprendizagem, networking e desenvolvimento pessoal e profissional.
O programa Pilar Expert tem como principal papel social a aceleração de projetos de empreendedorismo, transformando ideias em negócios inovadores. As soluções desenvolvidas focam em saúde, educação e meio ambiente e buscam desenvolver iniciativas que beneficiem o município pilarense e contam com o apoio do Governo de Alagoas.
Momento de interação
Durante o evento, também houve a participação da Secti nos estandes interativos, com os programas Mentoring Team e OxeTech, onde, por meio de um quiz, os participantes aprendiam mais sobre as iniciativas do Governo de Alagoas na área de CT&I.
O fundador da empresa Master Educação, Marcos Oliveira, participou desse momento e falou sobre a importância do Mentoring Team na construção e desenvolvimento da sua startup. “O mentoring é de suma importância, porque ele guia não só os próximos passos da gente, como também aponta melhorias no desenvolvimento. O Mentoring nos auxiliou no pós pandemia, onde através das mentorias conseguimos superar as dificuldades que esse período nos trouxe”, afirmou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado