Alagoas
Utilidade Pública: Hemoal promove coleta externa de sangue em Arapiraca e Coruripe nesta quinta-feira
Para facilitar o acesso da população à doação voluntária de
sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas ações externas nesta
quinta-feira (20), no interior do Estado. Em Arapiraca, a coleta externa será
realizada no Largo Dom Fernando Gomes, situado no bairro Centro, das 8h às 12h
e das 13h às 16h. Já em Coruripe, a ação será realizada das 9h às 16h, na
Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho
Beltrão.
Os interessados em se candidatar à doação voluntária de
sangue devem estar em bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50
quilos e idade entre 16 e 69 anos. Esses são os principais critérios técnicos
pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), por meio de portaria que é
seguida por todos os hemocentros do país.
Ainda conforme o MS, no ato da doação de sangue, os voluntários devem portar um documento de identificação com foto. É fundamental estarem alimentados – optando por comidas não gordurosas - não podem ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue e devem ter dormido na noite anterior.
Já no caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite após os 11 anos, o impedimento para doar sangue é permanente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
Mais lidas
-
1ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
2INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
3EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular