Alagoas
Gestores de Museus e Bibliotecas do Tabuleiro do Sul recebem capacitação em encontro regional
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas
(Secult) promoveu o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da
Região do Tabuleiro do Sul. Realizado em Coruripe, o evento é uma iniciativa do
Sistema Alagoano de Museus e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de
Alagoas, que contou, além do anfitrião, com a presença dos municípios de Anadia,
Boca da Mata, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos
Campos e Teotônio Vilela.

A iniciativa visa capacitar e orientar os gestores municipais nas atividades culturais e fortalecimento dos espaços. Além disso, o encontro proporciona um espaço para que as cidades compartilhem suas realizações e promovam um intercâmbio cultural de ideias.
O gerente do Memorial Coruripense, Dorgival Francelino, expressou sua satisfação em sediar o evento. “É uma oportunidade de encontrar conhecimentos culturais que serão repassados tanto para nosso trabalho quanto para nossa convivência em sociedade. Foi uma troca de experiências que irá aprimorar muito o nosso trabalho do dia a dia”, afirmou o gestor do museu.
Além das palestras de capacitação, os participantes puderam colocar em prática os conceitos aprendidos. As atividades, realizadas em grupos, incentivaram a interação entre os municípios.

Paula Dantas, gestora da Biblioteca do município de Piaçabuçu, destacou a importância do encontro. “Essa ação nunca deixa a desejar. Está cada vez mais elevando o nível. Foi uma oportunidade ótima para mim de estar trabalhando junto desse pessoal maravilhoso. Foi uma manhã de muito aprendizado que será repassado para nossas bibliotecas”, afirmou Paula.
A coordenadora dos Sistemas de Bibliotecas e Museus e mediadora do encontro, Mira Dantas, ressaltou a transformação proporcionada aos profissionais. “Aproveitamos para destacar a singularidade do trabalho de cada um. Cada profissional, à sua maneira, mantém vivos os locais que guardam nosso legado cultural, e isso merece ser sempre referenciado,” afirmou Mira.

O evento também contou com uma apresentação do Ballet Folclórico de Coruripe. Além disso, as bibliotecas dos municípios participantes foram presenteadas com kits de livros doados pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas.
Sobre a importância deste projeto, a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou o compromisso do Governo de Alagoas em fortalecer os equipamentos culturais do estado. “A capacitação dos gestores desses espaços é fundamental para garantir que nossos museus e bibliotecas continuem a preservar e promover nossa herança cultural. Este encontro em Coruripe é um exemplo de como podemos trabalhar juntos para alcançar esses objetivos”, disse.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
 0001.jpg&w=400&h=350)
 0002.jpg&w=400&h=350)
 0003.jpg&w=400&h=350)
 0004.jpg&w=400&h=350)
 0005.jpg&w=400&h=350)
 0006.jpg&w=400&h=350)
 0007.jpg&w=400&h=350)
 0008.jpg&w=400&h=350)
 0009.jpg&w=400&h=350)
 0010.jpg&w=400&h=350)