Alagoas
IMA realiza ações de educação ambiental na Semana do Bioma Caatinga
O Instituto do Meio Ambiente do Estado
de Alagoas (IMA-AL) realizou diversas atividades durante a semana do Bioma
Caatinga voltadas para a preservação desse bioma nos municípios de Delmiro
Gouveia e Água Branca, localizados no Sertão do estado. A programação teve
início na última segunda-feira (22) e estendeu-se até quarta. O Dia da Caatinga
é comemorado no dia 28 de abril, próximo domingo.
As ações envolveram a participação de várias comunidades rurais dos municípios, como o Povoado Cruz, em Delmiro Gouveia; e Tinguí, Moreira de Baixo, Cal, Tabuleiro e Alto dos Coelhos, em Água Branca. Diversos temas foram abordados, incluindo mudanças climáticas, tecnologias para convivência com o semiárido, caça e conservação do bioma Caatinga, e Unidades de Conservação da Caatinga.
A primeira atividade da semana foi a palestra "Desafios da Convivência com o Semiárido e as Condições Climáticas da Caatinga", ministrada pelo biólogo e consultor ambiental do IMA, Wictor Thomas, para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Luiz Augusto em Delmiro Gouveia. Thomas ressalta o papel da educação ambiental, destacando que a Caatinga é um bioma com uma biodiversidade única.
"É possível, por meio dessas ações, promover a conscientização ambiental e ressaltar a importância da convivência com o semiárido, a biodiversidade e o papel crucial que o bioma desempenha na região nordeste e no Brasil", explica o consultor.
Além das palestras, os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Campus Sertão, situada em Delmiro Gouveia, participaram de uma trilha de 6 km no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre. A é uma Unidade de Conservação onde as características da Caatinga são bem evidentes em sua fauna, flora e aspectos físicos.
Outras atividades realizadas durante a programação incluíram um mutirão de limpeza, a reativação do conselho gestor e a distribuição de brindes por meio de sorteios. Camisas, bonés, garrafinhas e outros materiais do Projeto Nossa Praia, como quebra-cabeças, viseiras e canecas, foram oferecidos como prêmios. Além disso, durante as palestras, foram distribuídos blocos de papel reutilizável, canetas e pastas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado