Alagoas
Sesau renova programa Tele Nordeste para assegurar consultas por telemedicina na Atenção Primária
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) renovou, por mais três anos, o convênio com o Ministério da Saúde (MS) para execução do Programa Tele Nordeste, que assegura consultas por telemedicina na Atenção Primária dos 102 municípios alagoanos. A cerimônia de assinatura do termo de adesão ao serviço, executado em parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ocorreu nesta terça-feira (26), na sede da pasta estadual da saúde, no bairro Jaraguá, em Maceió.
O Programa Tele Nordeste foi criado pelo Ministério da Saúde para ampliar o alcance e a resolutividade dos atendimentos especializados na Atenção Primária. Segundo a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, o programa funciona por meio da modalidade de teleinterconsulta e proporciona consultas com especialistas, através de um convênio com o Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, que disponibiliza os médicos.
“Por meio de consultas com médicos do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com as equipes da Estratégia Saúde da Família, localizadas nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde], promovem o acesso a especialistas difíceis. Com isso, os moradores não precisam se deslocar até as grandes cidades para se consultar com profissionais especializados em cardiologia e endocrinologia, por exemplo”, destacou a gerente de Atenção Primária da Sesau.
Para a coordenadora médica do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Mônica Molina, a parceria amplia a resolutividade da Atenção Primária e a segurança clínica dos pacientes. “Com o acesso a consultas especializadas, o paciente ganha em agilidade e conforto, evitando o deslocamento para grandes centros de referência”, explicou.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Programa Tele Nordeste é extremamente importante, pois amplia o leque de atuação nas unidades de saúde junto às equipes da Estratégia Saúde da Família.
“Com a telemedicina o paciente pode agendar uma consulta com um especialista, indicado pelo clínico-geral, e ser atendido em uma consulta simultânea, realizada entre o seu médico da família e o clínico especializado, além de qualificar os profissionais da Atenção Primária”, ressaltou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-3.jpg&w=400&h=350)
-1.jpg&w=400&h=350)
-5.jpg&w=400&h=350)