Alagoas
CPI da Braskem ouve, nesta terça, ex-responsável do MME pela fiscalização da extração de sal-gema
Será ouvido, nesta terça-feira, 19, pela CPI da Braskem o ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira. Ele era o responsável pela fiscalização e monitoramento da extração de sal-gema na mina da empresa petroquímica em Alagoas.
Oliveira falará na condição de testemunha, de acordo com requerimento apresentado pelo relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE). A comissão parlamentar de inquérito foi instalada em dezembro de 2023 para investigar os danos ambientais causados e afundamento em vários bairros de Maceió (AL) pela Braskem.
A extração do sal-gema ocorre desde os anos 1970 nos arredores da Lagoa Mundaú, em Maceió. A atividade era realizada por outras empresas, como a internacional DuPont, mas passou a ser feita pela Braskem a partir de 2003, segundo o relator.
Na segunda parte da reunião desta terça, deverão ser votados seis requerimentos na CPI, três dos quais de autoria do senador Marcos Rogério (PL-RO).
O primeiro requerimento (REQ 107/2024) solicita ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – (BNDES), Aloizio Mercadante, informações sobre os empréstimos da instituição à Braskem.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso