Alagoas
Câmara Intersetorial estabelece comissão para elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), na sede da
Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), membros
da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)
estabeleceram a comissão que irá elaborar o Plano Estadual de Segurança
Alimentar e Nutricional de Alagoas.
No encontro conduzido pela presidenta da Caisan, secretária Kátia Born (Seades), ficou definido que a comissão será composta pela Seades e pelas secretarias de Estado da Saúde; da Educação; da Agricultura, do Gabinete Civil, além da Emater e com a colaboração do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AL).
Também foram debatidos diversos temas como a importação de alimentos no estado, contratação de empresa para elaboração do Plano SAN, adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e implantação do Consea nos municípios. Essas ações irão colaborar de forma efetiva no combate às desigualdades sociais, com o objetivo de promover a segurança alimentar necessária para a população que vive em situação de pobreza e extrema pobreza.
“A Caisan está disponibilizando todos os instrumentos necessários para auxiliar os municípios na criação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional. Essa etapa é imprescindível para a elaboração de um plano estadual eficaz, para que possamos mapear as necessidades e particularidades de cada cidade. Além de possibilitar que recursos dos governos federal e estadual cheguem à população que mais precisa”, disse Kátia Born.
Participaram da reunião representantes da Seades, Seduc, Semudh, Seagri, Gabinete Civil e Emater.
O que faz a Câmara Intersetorial
A Caisan integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e tem como competência, entre outras, articular e estimular a integração das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional no Estado, assegurar o encaminhamento das recomendações do Consea aos órgãos de governo, acompanhar sua análise e as providências adotadas e apresentar relatórios periódicos ao conselho.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados