Alagoas
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participam do Carnaval das Pérolas
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF), localizada no bairro da Serraria, em Maceió, participaram, nesta quarta-feira (31), de uma festa carnavalesca com direito a maquiagem, decoração e muito frevo. O Carnaval das Pérolas buscou promover a ressocialização das socioeducandas que estudam e se dedicam às atividades cotidianas da unidade.
Promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), o evento faz parte do cronograma anual de atividades, que proporciona arte, cultura e lazer para socioeducandos atendidos pelo Estado.

“A Unidade Feminina é responsável por reinserir socialmente as adolescentes e jovens que por algum motivo entraram em conflito com a lei. É um processo de construção que leva em conta vários fatores, como educação, profissionalização, mas também a integração social deste público que se encontra privado de liberdade”, explica a supervisora da unidade, Silvia Medeiros.
Tudo foi preparado com muito carinho pela equipe técnica da unidade. A programação contou até com um momento de beleza para elevar a autoestima das participantes e despertar nelas o desejo de transformação.
A adolescente J.M.C., de 17 anos, disse que este foi o melhor carnaval de que já participou e ressaltou a humanização do atendimento recebido na unidade, que atualmente conta com quatro adolescentes.

“Aqui na UIF nós somos muito bem acolhidas. A equipe preparou essa festa maravilhosa para nós e foi o melhor carnaval que já tive, melhor até que os carnavais lá de fora. Agradeço muito toda equipe da UIF e também à Seprev por este momento tão especial”, comentou a socioeducanda.
Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, o evento carnavalesco vem aperfeiçoar as metodologias já utilizadas pelo Governo do Estado na medida de proteção socioeducativa.
“Promover a cultura e a valorização das tradições brasileiras junto aos adolescentes da socioeducação é uma das obrigações do Estado. Atividades culturais como a de hoje enriquecem o processo de socioeducação, complementando todo o trabalho psicossocial, educacional e profissionalizante que é realizado”, afirmou Otávio Rego.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso