Alagoas
IMA suspende licença para Braskem demolir imóveis desocupados nas áreas que estão afundando
A Braskem teve suspensa a licença para demolir cerca de 14 mil imóveis desocupados em Maceió. O afundamento na região de cinco bairros na capital alagoana tem danificado a estrutura das casas desde 2018.
A decisão pela suspensão foi tomada nesta sexta-feira, 08, pelo diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Gustavo Ressurreição Lopes. A solicitação da licença foi protocolada pela Braskem em janeiro deste ano e aprovada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental em 14 de novembro.
Neste sábado, a Defesa Civil de Maceió informou que o afundamento acumulado da mina 18 da Braskem chega a 2,16m. A velocidade vertical aumentou para 0,35 cm por hora, apresentando um movimento de 8,6 cm nas últimas 24h.
Desde 2018, mais de 14 mil imóveis nas áreas afetadas do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Farol e Bom Parto apresentaram rachaduras, levando à desocupação. A Braskem implementou um Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação em 2019, resultando em mais de 16 mil indenizações pagas até o momento.
As demolições, parte do plano elaborado pela empresa, tiveram início em novembro. Estas atividades estão programadas para ocorrer ao longo de 36 meses, a contar do mesmo mês, indicando um cronograma específico para a conclusão das ações planejadas.
Após as demolições, será feita a proteção do solo por meio de implantação de cobertura vegetal. A Braskem ficou proibida de construir na região após assinatura, em 2020, no Termo de Acordo Socioambiental. Qualquer alteração sobre essa determinação das autoridades terá que ser permitida pelo Plano Diretor do Município.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia
-
5SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió