Alagoas
Número de vagas no sistema prisional alagoano aumenta 36% em 2023
Um comparativo com 2022 revela como o sistema prisional alagoano avançou
em 2023. Os investimentos do Governo do Estado e da Secretaria da
Ressocialização e Inclusão Social (Seris) garantiram a ampliação de número de
vagas nas unidades prisionais para pessoas privadas de liberdade. Houve um
incremento de 36% do ano passado para cá, subindo de 3,6 mil para mais de 4,9
mil.
No mesmo período, mesmo com o aumento da população carcerária recolhida nas unidades prisionais alagoanas, de pouco mais de 4,5 mil para 4,7 mil entre 2022 e 2023, a abertura de novas vagas zerou o déficit carcerário.
E se Alagoas colhe bons frutos na segurança pública garantindo o controle das unidades prisionais com investimento, dedicação e responsabilidade, os policiais penais são protagonistas dessa história. O estado, que antes tinha 619 desses profissionais, conta atualmente com 868, um incremento de mais 40% do efetivo.
Ainda dentro da política de valorização dos servidores, durante a gestão do governador Paulo Dantas e do secretário Diogo Teixeira, os policiais penais passaram a ocupar cargos de destaque. Foi dessa engrenagem que Alagoas precisava para movimentar e ampliar forças na área da segurança pública.
Sem população carcerária excedente, graças à abertura de vagas com a entrega de ampliações e de unidades de prisionais, a Seris conseguiu implementar ações de promoção na educação, na saúde e no trabalho para pessoas privadas de liberdade.
A ampliação de vagas e investimento proporcionaram melhores condições de trabalho aos policiais penais, mais disciplina, ressocialização e desenvolvimento de projetos que tornaram Alagoas uma das referências no país na gestão de políticas direcionadas às pessoas provadas de liberdade.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados