Alagoas
Hemoal recebe doadores de sangue em horários especiais no feriado da Proclamação da República

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona em horário especial nesta quarta-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República. Em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem se candidatar à doação de sangue das 7h às 12h. Já em Maceió, as unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), recebem doações das 7h30 às 17h.
Entretanto, durante todo o dia, as Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió vão funcionar normalmente para fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional. Isso significa que as maternidades e hospitais estarão sendo abastecidos para suprir os pedidos referentes às cirurgias eletivas, aos casos de emergência e às urgências hematológicas.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, reforça os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue. “Além de estar bem de saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial e original com foto", informa.
Verônica Guedes esclarece que os candidatos à doação de sangue devem dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não podem ingerir bebida alcoólica. "No caso das pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento para doar sangue é de 12 meses”, enfatiza.
Quanto aos impedimentos definitivos para doar sangue, a diretora do Hemoal explica que as pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem mais doar sangue. "É importante ressaltar que pessoas gripadas, com Covid-19 ou Influenza devem aguardar cessarem os sintomas e, após dez dias, podem se candidatar à doação voluntária de sangue", pontua Verônica Guedes.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF