Alagoas
20ª Mostra Alagoana de Dança referencia talentos de artistas da cultura alagoana,

A 20ª edição da Mostra Alagoana de Dança chegou ao fim. A última etapa foi na cidade de Maceió, no complexo do Teatro Deodoro, entre os dias 8 e 9 de novembro. Entre apresentações, premiações e oficinas, a certeza foi que a cultura alagoana é rica de talentos de todas as formas.
A mostra é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), a fim de apreciar e celebrar o talento dos artistas locais, por meio de um evento que intensifique o talento de cada um.

Antes das apresentações, foram disponibilizadas oficinas de dança comandadas por artistas renomados, para que os dançarinos pudessem se aperfeiçoar e explorar outros gêneros. Lorena Regina é professora de Balé e participou da oficina de Balé Clássico com a professora Eliana Cavalcanti, e celebrou o momento. “Dessa vez eu senti a diferença em participar da mostra. A experiência que eu tive ontem com a Eliana e meus colegas artistas eu vou levar para a vida”, disse.
No evento tiveram apresentações de 35 grupos de diversos segmentos, entre eles dança de salão, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, k-pop, xaxado, dança cigana, neoclássico, dança afro e tantos outros, podendo ser profissionais ou amadores.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou que essa foi uma forma de mostrar a pluralidade artística dos alagoanos. “São em momentos como esse que reconhecemos a riqueza artística do nosso estado e como a cultura tem sido um pilar na vida desses artistas. A ampla participação deles nesse momento é o nosso principal objetivo como incentivadores culturais”, falou a gestora da pasta.
Além das apresentações, no evento houve a entrega dos troféus do Prêmio Erick Valdo, o maior prêmio da dança alagoana, e o de Honraria da 20ª edição da Mostra Alagoana de Dança. Os artistas foram solenemente escolhidos por suas ações e destaque nas expressões culturais alagoanas. Roosivelt Macário é professor de Jazz e Balé na cidade de Messias, junto de suas irmãs, ele comanda uma academia de dança que recebe pessoas de todas as idades. Ele já participou da mostra em anos anteriores e esse ano, junto de suas irmãs, foi um dos homenageados da noite.

“Eu comecei minha paixão pela dança jovem com minhas irmãs sendo minhas tutoras. Hoje, em dia atuo como professor e sinto a diferença que um professor apaixonado e a arte fazem na vida dos alunos. Prêmios como esses, que reconhecem o mérito dos artistas, são essenciais para impulsionar nosso trabalho e recebê-lo ao lado das minhas irmãs foi de extrema felicidade, só tenho a agradecer a Secult e a todos que tiveram essa iniciativa”, afirmou o artista.
Para Karina Padilha, curadora da mostra, essa é a prova da grandiosidade dessa ação. “Não é à toa que a Mostra Alagoana de Dança se consagrou como o maior evento de dança do estado. Realizamos esse evento há tantos como uma forma de prestigiar a diversidade da dança e condecorar quem faz lindamente a cultura de nosso estado ir para frente”, concluiu Karina.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF