Alagoas
Polícia Federal prende em flagrante em Maceió uma pessoa com arquivos com imagens de abuso sexual infantil
A Polícia Federal efetuou em Maceió, nesta sexta-feira, 10, a prisão em flagrante de uma pessoa, por posse de arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil. A prisão aconteceu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na capital e em Penedo, na “Operação Perigo na Rede”, que investiga o armazenamento e o compartilhamento, pela internet, de arquivos contendo cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes.
A prisão e o cumprimento dos mandados, expedidos pela Justiça Federal de Alagoas, foram divulgados pela assessoria de Comunicação da PF/AL.
As investigações começaram em dezembro do ano passado, com a participação de policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da PF-AL, quando foi constatado que dois usuários de redes sociais residentes no Estado compartilharam arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil entre 2020 e 2021, com pessoas que residem fora do Brasil.
Os locais onde os suspeitos se conectaram à internet para compartilhar esses arquivos foram identificados e, durante as buscas realizadas nesta sexta-feira, os policiais apreenderam equipamentos de informática como smartphones, computadores, notebooks e mídias digitais.
Em um dos locais de busca foram encontrados, em um smartphone, vários arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil, resultando na prisão em flagrante.
O material apreendido será encaminhado à perícia e as imagens encontradas serão analisadas para identificar eventuais crianças ou adolescentes vítimas de abuso sexual.
O armazenamento e o compartilhamento de fotografias, vídeos ou qualquer outro registro de imagem que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente são crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). As penas para esses crimes, quando somadas, podem chegar a até dez anos de prisão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados