Alagoas
Samu realiza treinamento de urgência e emergência para profissionais da UPA de Penedo
Especialistas
no atendimento a pessoas que necessitam de assistência em urgência e
emergência, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também
são os responsáveis em disseminar esse conhecimento. Na terça-feira (7), uma
equipe da Central Maceió esteve no município de Penedo, no Baixo São Francisco,
onde realizou o Curso de Suporte Avançado de Vida para profissionais de saúde
da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), o evento contemplou conteúdos teóricos e práticos e contou com a participação de cerca de 30 profissionais da UPA, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Entre os temas abordados estão ocorrências e procedimentos mais comuns ao serviço de urgência e emergência, como parada cardiorrespiratória, intubação e manejo de vias aéreas.
.jpg)
O coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, reforçou que os profissionais tiveram a oportunidade de aprimorar procedimentos que devem ser realizados junto aos pacientes com necessidades clínicas importantes, como a parada cardiorrespiratória. Durante o curso foi detalhado como usar melhor o desfibrilador, como monitorar o paciente, fazer a intubação, entre outros tipos de assistências emergenciais.
“A educação continuada promove um trabalho de excelência. É gratificante finalizar mais um Curso de Suporte Avançado de Vida e ver nos profissionais a satisfação pelos aprendizados reforçados. O paciente não deixa de ter problemas clínicos e nós precisamos estar prontos para dar esse suporte continuamente”, ressaltou o gestor do Samu Maceió.
Para a diretora médica da UPA Penedo, Sthepane Passos, que também participou do treinamento, o Curso de Suporte Avançado de Vida é importante para os profissionais da unidade, uma vez que eles lidam diariamente com pacientes com estas características abordadas no curso.
"Por isso trouxemos toda a equipe; para nos aperfeiçoarmos e nos atualizarmos. É um momento muito importante para compartilharmos nossas vivências e desenvolvermos habilidades, levando, assim, um melhor atendimento, conduta e manejo para nossos pacientes", ressaltou.
Segurança
Para o médico Jordiran Soares, um dos ministrantes do curso e coordenador do NEP do Samu Maceió, há um grande ganho no alinhamento de protocolos entre os dois equipamentos. “Além de treinar os profissionais do Samu, o NEP tem a responsabilidade de capacitar continuamente profissionais de outros serviços de urgência e emergência, alinhando os protocolos de primeiros atendimentos. Para nós do Samu é muito importante chegar a esses locais e preparar esses profissionais para atuarem cada vez de forma mais segura”, ressaltou o médico.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados