Alagoas
Em Alagoas, Gás Natural Veicular avança em competitividade e economia

O Gás Natural Veicular (GNV) é atualmente o
combustível mais competitivo da matriz brasileira para uso no transporte,
unindo alto desempenho e baixo impacto ambiental. Com os recentes preços da
gasolina, o GNV se tornou ainda mais atraente para os motoristas, permitindo
que o automóvel que utiliza o combustível circule em Alagoas gastando menos.
De acordo com levantamento da Agência Nacional de
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio do GNV vendido nos
postos alagoanos atingiu R$ 4,69 na semana passada. Já o da gasolina chegou a
R$ 5,83; o do diesel, R$ 6,27; e o do etanol, R$ 4,23.
Um consumidor que abastece o tanque do veículo com
45 litros de gasolina desembolsa R$ 262,35. Por ter mais autonomia que os demais
combustíveis, o GNV rende em média 13 km por metro cúbico, enquanto a gasolina
faz 10 km/m³, e o etanol, 7 km³ . Com isso, o gás natural veicular proporciona
uma economia R$ 72,4 em relação à gasolina. Quando comparado ao diesel, a
economia seria de R$ 77,8; no caso do etanol, a poupança por cada tanque seria
de R$ 52,5.
Além da economia, o GNV também apresenta outros
benefícios, como menor emissão de gás carbônico (CO²) e praticamente nenhum
componente particulado, nem enxofre. Enquanto o gás natural possui emissão de
56 kg de CO² por gigajoule (GJ) – unidade de medida de energia equivalente a mil milhões de joules –, o diesel chega a 70 kg/GJ e a gasolina, a 75 Kg/GJ.
O GNV possibilita, ainda, confiabilidade, uma vez que tem fornecimento ininterrupto por dutos subterrâneos, e não é afetado por greves ou outras intempéries que dificultem o transporte do combustível.
Em Alagoas, atualmente são 34 os postos de combustíveis que oferecem o GNV aos alagoanos, sendo 25 na capital e 09 no interior do estado. O GNV já é adotado em larga escala em veículos leves, principalmente na frota de maior rodagem, e entre profissionais de transporte, como taxistas e motoristas de aplicativo. Importante ressaltar a utilização do GNV em frotas pesadas, como caminhões, o que apresenta uma procura cada vez mais crescente para este tipo de aplicação.
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