Alagoas
UPA Jaraguá completa dois anos de funcionamento com mais de 179 mil atendimentos

Referência na assistência humanizada, a Unidade de
Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá, em Maceió, completa dois anos de
funcionamento nesta quarta-feira (8), com o total de 179.319 atendimentos à
população alagoana. A unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana,
e atende a casos de urgência e emergência, como hipertensão, febres altas,
fraturas, cortes, derrame e infarto.
Do total de atendimentos, 10.085 ocorreram em 2021; no ano seguinte foram 99.970 e, este ano, de janeiro até agora, já são 69.264 pacientes assistidos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pela Gerência de Atenção Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem a UPA Jaraguá é vinculada.
Quanto aos procedimentos, a UPA Jaraguá realizou 294.475, sendo 11.007 em 2021, 170.772 em 2022 e 112.696 este ano. Classificada como tipo III e mantida e gerenciada exclusivamente pela Sesau, a unidade atende os moradores do 1º Distrito Sanitário de Maceió, formado pelos bairros do Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras e Jaraguá, onde está situada.
O diretor administrativo da UPA Jaraguá, Antônio Granjeiro, relata que a unidade atende cerca de oito mil pessoas por mês, sendo 350 atendimentos por dia. Após receberem o atendimento de urgência e serem estabilizados, os pacientes que não precisam de internação são liberados para serem acompanhados eletivamente. Já no caso daqueles que precisam de atendimento hospitalar, são transferidos pela Central de Regulação do Estado.
“Aqui também recebemos muitos turistas, principalmente na temporada de novembro a abril. Aqui não paramos, funcionamos 24 horas, seguindo os padrões do Ministério da Saúde. Em nossa unidade, os pacientes são consultados, medicados e referenciados. No caso da necessidade de exame de imagem, realizamos o raios-x e, quanto aos exames laboratoriais, também dispomos deste serviço”, disse Antônio Granjeiro.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a saúde pública do Estado vive uma nova realidade, que pode ser comprovada pela Rede de UPAs montada pelo Governo do Estado. “Oferecemos um serviço qualificado e humanizado com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, biomédicos, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório”, salientou.
Atendimentos
Edmilson dos Santos, de 52 anos, procurou a UPA Jaraguá neste dois anos, após passar mal no trabalho, com tontura e dor de cabeça. “Foi minha primeira vez aqui, mas eu tenho histórico de colaboradores que passaram mal no meu ambiente de trabalho e que foram muito bem atendidos aqui. Essa é a nossa primeira opção de atendimento aqui na parte baixa de Maceió. Fui muito bem recebido aqui, fui medicado e estou bem. Só tenho a agradecer”, disse.
Outra paciente que passou pela unidade foi Tereza Maria da Conceição, de 82 anos. “Vim aqui com muitas dores no estômago. O atendimento foi muito bom, fui medicada e já recebi alta para ir para minha casa. O atendimento aqui é de muita qualidade. Realmente a UPA está de parabéns, porque o atendimento aqui é muito eficiente”, enfatizou a idosa.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé