Alagoas
Detran promove campanha da Lei Seca para reforçar ações de conscientização de condutores alagoanos
Já são 11 anos que a Operação Lei Seca começou a atuar em Alagoas, com ações que buscam educar e conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir depois de consumir bebida alcoólica. Para reforçar as ações de conscientização junto aos condutores e a população, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) está nas ruas com a campanha “Lei Seca: Cuidado que Salva Vidas”, mostrando os resultados positivos das operações no estado.
Os números mostram que as ações do Detran estão conseguindo conscientizar grande parte dos condutores. Entre janeiro e agosto de 2023 houve uma redução de 55,78% nas prisões em flagrantes, e uma queda de 58,63% no número de condutores flagrados sob efeito de álcool, se comparados com os dados de 2022. É importante ressaltar que os resultados foram obtidos mesmo com um número maior de operações este ano do que em 2022.
“Fizemos um total de 304 ações até agosto deste ano, e ano passado foram 255. A Operação Lei Seca está presente tanto em Maceió, como no interior do estado, se fazendo presente em todo o território alagoano. Organizamos as ações de forma estratégica, especialmente quando as datas comemorativas estão próximas e nos feriados prolongados”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran.
A campanha, promovida pelo Detran, tem propaganda na televisão, spots de rádio e outdoors espalhados por Maceió e Arapiraca com os números obtidos no último ano.
Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, os números refletem os investimentos realizados e o compromisso do órgão com a redução dos sinistros envolvendo álcool e direção. “Demos uma repaginada nas ações da Lei Seca. O nosso objetivo não é multar os condutores, causar congestionamentos, nem dizer que as pessoas não podem consumir bebida alcoólica. Queremos que as pessoas tenham consciência de que essa mistura de bebida e direção é perigosa, que pode resultar em sinistros fatais. E é isso que temos visto, uma população mais consciente, que deixa o veículo em casa e vai de carro de aplicativo ou de táxi”, afirmou.
Somente neste ano de 2023, a Operação Lei Seca recebeu investimentos importantes como novos fardamentos, equipamentos e viaturas novas para dar ainda melhores condições de trabalho aos servidores civis e militares nas ações.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados