Alagoas
Quase 1.500 policiais militares atuarão na segurança dos locais onde se realizará o Enem
Pelo menos 1.436 policiais militares atuarão na segurança dos 268 locais de prova e seus entornos, durante o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2023, que começa neste domingo, 05. Um detalhado plano de segurança foi elaborado pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL).
Dois PMs serão alocados nas escolas em 26 municípios. A previsão é de que 82.762 candidatos participem das provas em todo o Estado.
Dados do Inep apontam que 71,3% dos inscritos (59.075) são isentos da taxa de inscrição e 28,7% (23.687) pagaram a taxa. As mulheres são maioria. São 50.435 mulheres, que equivalem a 61% dos inscritos, e 32.327 homens, que totalizam 39%.
Entre os inscritos, 42.565 (51,4%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes em 2023 são 29.422 (35,6%).
Há ainda 10.558 (12,8%) estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 217 (0,2%) também são treineiros. Eles não cursam nem concluíram o ensino médio.
Suporte aos Correios
Neste sábado, viaturas motorizadas deram suporte aos Correios em duas rotas utilizadas para o transporte das provas para cinco centros de distribuição localizados no interior do estado.
O mesmo auxílio será dado no domingo para o transporte das provas que sairão dos centros de distribuição para os locais onde serão aplicadas, inclusive na Região Metropolitana de Maceió.
O subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo, reafirmou que a corporação possui experiência na execução deste tipo de policiamento. "Anualmente, realizamos a segurança de pleitos importantes para a nossa sociedade. O ENEM será mais uma oportunidade de provarmos o quanto estamos prontos para atendermos ao cidadão alagoano nas mais diferentes missões", garantiu.
Já segundo o coordenador-geral do plano de segurança, coronel Gerônimo Nascimento, a participação da PM será fundamental para a garantia da tranquilidade durante a aplicação das provas. "Nosso efetivo estará pronto para garantir o pleno funcionamento dos locais de prova, evitando possíveis perturbações e atrasos. Acompanharemos os Correios pelas rodovias estaduais e agiremos imediatamente caso algo inesperado ocorra", finalizou.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF