Alagoas
Equipe de Ginastas de Arapiraca conquista título internacional em Santiago do Chile
Maria Luiza de Souza Lucena foi um dos grandes destaques com a conquista do ouro no aparelho corda e a prata na classificação geral.

Arapiraca começa a despontar em um dos esportes que mais cresce no mundo inteiro e que tem pouca divulgação no Brasil: a GR (Ginástica Rítmica).
A Ginástica ítmica é um estilo de ginástica desenvolvido com base em movimentos corporais inspirados nos elementos do balé e da dança teatral. Além disso, requer a combinação de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução deve ser realizada em sincronia com a música.
Esse ramo da ginástica também é conhecido como Ginástica Rítmica Desportiva – GRD. Em 1962, a Ginástica Rítmica foi reconhecida como modalidade esportiva essencialmente feminina pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Portanto, apenas mulheres participam de competições, seja individualmente ou em equipe.
Na primeira semana deste mês, a cidade de Arapiraca foi muito bem representada naquela que foi a primeira competição internacional do Clube Thalyta Almeida, o CTETA: a Copa Alemania 2023, realizada em Santiago do Chile, representado por quatro atletas.
O campeonato, considerado de alto nível, contou com a participação de sete países. Além do Brasil, também estiveram representados Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Estados Unidos, num total de 420 atletas.
Arapiraca esteve representada por Júlia Petuba, de 7 anos; Lavínia Hadassa, de 10; Maria Luiza Lucena, também com 10 anos, e Maria Clara Novais, de 12. A equipe trouxe uma medalha de ouro, uma de prata e dois troféus de Atletas do Futuro (prêmio de Atletas Revelação).
Natural de Maceió e estudante do Colégio Santa Esmeralda de Arapiraca, Maria Luiza de Souza Lucena, a Malu, foi um dos grandes destaques, com a conquista do ouro no aparelho corda e a prata na classificação geral.
Ela começou a participar da GR com apenas cinco anos de idade, em 2018, em Maceió, no Clube de GR São Raphael. Em 2020, se transferiu para Arapiraca e representou o Clube de GR do Colégio CEBASE, onde permaneceu até 2021. Em 2022, foi para o Cube de GR MD que finalizou suas atividades no final do ano.
Já em 2023, um grande Clube de Aracaju abriu uma sede na cidade de Arapiraca, iniciando as atividades no mês de janeiro: o Clube Thalyta Almeida.
Maria Luiza possui medalhas em todas as categorias que participou. Na categoria mirim, recebeu a medalha de prata e também o troféu revelação, na Copa Brasil GR. Na Copa Estreante Alagoas, ficou em primeiro lugar na modalidade Mãos Livres, conquistando, então, a medalha de ouro. Atualmente, ela participa das competições pela categoria Pré-Infantil (9 e 10 anos).
Como o calendário de 2023 já encerrou para as competições que ela iria participar, Malu está se preparando para a temporada de 2024, com treinamentos de segunda a sexta-feira, das 17:30 às 21:30
As atletas em que Malu se espelha são Duda Arakaki e Bárbara Galvão, duas alagoanas que fazem parte da equipe de conjuntos de cinco atletas. Tem, ainda, como referência Victoria Borges, uma ex-atleta do clube que ela integra.
Dos cinco aparelhos em disputa – bola, corda, arco, massas e fita – Malu participa das competições de corda e mãos livres.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé