Alagoas

TRE reúne entidades de pessoas com deficiência para discutir participação nas eleições

Ascom TRE 31/10/2023
TRE reúne entidades de pessoas com deficiência  para discutir participação nas eleições

A Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), com o apoio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, reuniu, na tarde desta terça-feira (31), entidades representativas de pessoas com deficiências físicas e intelectuais para debater o incremento na participação deste público nas eleições do ano que vem. O encontro aconteceu no auditório do Tribunal e foi conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência, Diego Dantas, e pelo desembargador Felini Wanderley, presidente da Comissão de Acessibilidade.

“Entre os muitos objetivos deste encontro, queremos ampliar a participação das pessoas com deficiência física e intelectual no processo eleitoral como um todo, seja incentivando a declaração de sua deficiência no cadastro, seja ampliando o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e, ainda, dando o protagonismo tão merecido, fornecendo meios para que elas atuem diretamente no dia da eleição”, explicou o juiz Diego Dantas, auxiliar da Presidência do TRE/AL.

Para o desembargador eleitoral Felini Wanderley, as melhorias nos serviços às pessoas com deficiência estão sendo implementadas ao longo dos anos, sempre através de diálogos com associações e entidades.

“Não adianta pensarmos em ações e projetos para o público com deficiência sem dar voz e sem acolher aqueles que os representam. Este ano, queremos ampliar nossos projetos e destacar, ainda mais, a presença destas pessoas tão especiais para a democracia nos locais de votação”, destacou o magistrado.

O assessor especial do juiz auxiliar da Presidência, Ribeiro Neto, um dos servidores responsáveis pela execução das ações específicas para as pessoas com deficiência, explicou, durante a reunião, que novos encontros serão agendados para dar continuidade ao projeto, inclusive com a presença do TRE nas instituições e com um levantamento dos números referentes à presença de eleitores alagoanos com deficiência.

Unidades da Justiça Eleitoral não funcionam dias 2 e 3 de novembro

Em virtude dos feriados alusivos ao Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e Dia de Finados (02 de novembro), não haverá expediente nas unidades da Justiça Eleitoral de Alagoas nos dias 02 e 03 de novembro. Na quarta-feira, 01 de novembro, o expediente será normal, sendo transferido o feriado para a sexta, dia 03. Os prazos processuais serão retomados na segunda-feira (06).
Todos os serviços eleitorais estão disponíveis no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas na internet (www.tre-al.jus.br), oportunidade em que o eleitor pode solicitar o alistamento eleitoral, emitir a segunda via do título, verificar a situação cadastral, obter a certidão de quitação e pagar multas.