Alagoas
Catorze alunos da rede estadual são premiados no Concurso de Redação da Esmal

Catorze estudantes da rede estadual de ensino foram premiados no Concurso de Redação da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (20), no Auditório da Esmal, e contou com a presença de alunos e professores da rede pública de ensino. Este ano o tema da redação foi "Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade".
Na ocasião, foram premiados estudantes das escolas estaduais Silveira Camerino, Princesa Isabel, Mário Broad, Anaías de Lima e Edmilson Pontes. Cada unidade teve três alunos premiados com mochilas e kits escolares e os autores das redações que ficaram em 1º lugar receberam ainda um tablet. Também houve premiação para o professor orientador e para a escola com melhor pontuação no concurso.

“Essa parceria com a Esmal é muito importante pois permite aos nossos alunos serem protagonistas e adquirirem ainda mais conhecimento para o exercício da cidadania. Vê-los conquistar o mundo faz tudo valer a pena”, afirma a secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, que, na ocasião, representou a Seduc no evento.
O concurso de redação é uma das ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), o qual realiza uma série de atividades para a discussão e o debate de temas relativos à cidadania com estudantes de escolas estaduais e municipais de Maceió. “Este ano o concurso está em sua décima edição e contou ainda com o apoio do Sesi/Fiea, o qual elaborou a prova e ainda contribuiu com a doação de 17 tablets para estudantes e professores”, informa a coordenadora do programa, a juíza Carolina Valões.
PROTAGONISMO
Estudantes e professores premiados destacaram a importância da premiação e a visibilidade que a mesma traz para suas escolas. “Estou muito feliz, estudei bastante e me sinto honrado por ser um dos premiados”, diz Semaías Eliel dos Santos, aluno da redação vencedora na Escola Estadual Silveira Camerino. “Já tinha uma familiaridade com o tema e com as atividades do programa e, com o apoio da nossa eletiva de redação, consegui me preparar ainda melhor. Sou grata ao nosso professor Fernando”, conta a estudante Vitória Juliana Lopes, cuja redação ficou em primeiro lugar na Escola Estadual Edmilson Pontes.
Aluna do 9º ano da Escola Estadual Mário Broad, Jasmin Neves teve redação nota 10 e disse que o programa trouxe um aprendizado que levará para toda a vida. “No início achei o tema da redação difícil, mas atividades como o Jovem Juiz, Cine Esmal me ajudaram a desenvolver melhor meu texto. Foi uma experiência muito rica e na qual aprendi muito”, revela a garota.
Diretor da Escola Estadual Anaías de Lima, que teve a melhor média do concurso, Sivaldo Lima destaca que a premiação fortalece a comunidade escolar. “Tivemos 32 alunos participando do concurso. Vê-los sendo protagonistas e tendo destaque traz uma visibilidade positiva para a nossa comunidade”, destaca o gestor.
PREMIADOS
Confira abaixo a lista dos premiados da rede estadual no Concurso de Redação da Esmal:
Escola Estadual Edmilson Pontes
1º – Vitória Juliana Lopes Felismina
2o – Ester Gabriella da Silva Santos
3o – José Hewerton dos Santos Silva
Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino
1º- Semaías Eliel dos Santos da Silva
2º – Kauan Araújo da Silva
3º – Carla Miakele Nascimento da Silva
Escola Estadual Princesa Isabel
1º- Mateus Feijó Monteiro Lins
2º- Grazielle de Lima Cavalcante Saraiva
3º- Mayara Barel Gomes
Escola Estadual Mário Broad
1º- Jasmin Neves de Melo
2º Emilly Gabriele Santos da Silva
3º Adenoaldo Fernandes de Oliveira Silva Cruz
Escola Estadual Anaías de Lima
1º- Ana Gabriela Correia dos Santos
2º- Emmyle Vitória Gomes da Silva
3o – Luiza Tayná Fagundes da Silva
Professora orientadora
Ana Maria Correia de Araújo – Escola Estadual Mário Broad
Escola Estadual com maior média no Concurso de Redação
Escola Estadual Anaias de Lima
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF