Alagoas
Mundo Cria realiza mais de 3 mil atendimentos de crianças e gestantes

Esta
quarta-feira (11) foi pra lá de especial para centenas de meninos e meninas, com
a realização do Mundo Cria, uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância (Cria),
na véspera do Dia das Crianças. A edição aconteceu no estacionamento do
Hospital da Criança (HC), localizado no bairro do Jacintinho, no Ladeirão do
Óleo. Juntos, o Cria e os órgãos parceiros realizaram 3.021 atendimentos
para as crianças que estavam em atendimento ambulatorial no HC, além das
crianças e gestantes das comunidades no entorno da unidade hospitalar.
Para muitas crianças, o que seria uma consulta de rotina recebeu um tom especial com a presença de tantos atrativos e cores. A secretária do Cria, Paula Dantas, comemorou o resultado de mais uma edição do evento, e destacou o empenho da equipe da pasta e dos parceiros. “A equipe e os parceiros não medem esforços para levar serviços e diversão para a comunidade. O nosso muito obrigada à doação de cada colaborador para fazer deste momento especial. A presença das crianças e das gestantes garante o sucesso da ação”, afirmou Paula.

A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) realizou 440 atendimentos, a exemplo da oficina de consciência corporal para gestantes. Já a Imprensa Oficial levou a Biblioteca do Cria e registrou 457 participações, incluindo contação de história, pintura de rosto e entrega de livros da “Coleção Coco de roda”.
As atrações oferecidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com a Natureza Cria, oficina de sabão para adultos, doação de mudas e atividades infantis ligadas ao meio ambiente, resultaram em 391 atendimentos.
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) participou do Mundo Cria com oficina de brinquedos e 88 participantes. A ação envolve a participação de outros parceiros, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o Postinho de Saúde do Cria; a Rede de Atenção às Violências (RAV), com a Delegacia da Criança: oficina de prevenção de violência contra criança; e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com show infantil, banda e pintura de rosto.

As gerências de Assistência, Saúde e Educação do Cria fizeram 1.640 atendimentos, com a distribuição de kits de higiene bucal, práticas obstétricas humanizadas; pintura gestacional; jogo de tabuleiro sobre saúde da criança; bem-estar da gestante: momento escalda pés; e orientação sobre os marcos do desenvolvimento infantil.
Durante o evento, a população teve acesso a uma apresentação da Creche Cria, oficina de stop motion, circuito de brincadeiras, distribuição de livro infantil e infanto-juvenil, educação nutricional, oficina “Cuidar de Si”, entrega do Cartão Cria, realização de atualização do NIS e orientações para os beneficiários do Cartão Cria.

Arena Detranzinho
O Cria participou ainda na manhã desta quarta-feira da inauguração da Arena Dentranzino. Segundo o presidente do Detran, Marco Fireman, a proposta é apostar na educação infantil para o trânsito e a conscientização na criança com aula prática e uma simulação de uma cidade para aprender a convivência no trânsito. A ação tem o Cria como parceiro e acontecerá toda segunda-feira, das 8h às 10h. As escolas interessadas devem enviar e-mail para [email protected]
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF