Alagoas
Empretec Experience comemora 30 anos da metodologia com palestras lotadas
Imersão, que celebra 200 cursos realizados e mais de 4000 participantes em Alagoas, teve programação intensa no sábado

Os 30 anos do programa Empretec foram celebrados pelo Sebrae Alagoas, neste sábado (22), durante a realização do Empretec Experience, que reuniu empreendedores no auditório do Hotel Maceió Atlantic Suítes, na Jatiúca.
Durante todo o dia, uma série de palestras e dinâmicas de grupo levaram os participantes a viver ou reviver a experiência Empretec, cuja metodologia é considerada a mais importante do mundo na formação de milhares de empresários, todos os anos.
Em Alagoas, já foram realizadas 200 turmas e formados 4 mil ‘empretecos’, como são chamados quem já participou do programa. Para celebrar a data, além do lançamento oficial da Comunidade de Empretecos, a programação do evento trouxe palestras, talkshow com empresários e dinâmicas vivenciais.
O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, pontuou as principais características do programa durante a abertura do evento, destacando que o Empretec prepara o empreendedor não só para os desafios do mundo dos negócios, mas também para os demais aspectos da vida pessoal.
“É um processo de autoconhecimento e de buscar dentro de você as suas qualidades. É sair da zona de conforto e esses caras [os aplicadores da metodologia] são muito bons. São quase que médicos especializados em tocar a alma de quem participou. Quem participou sabe como é e nos ajuda a adquirir e desenvolver muitas competências. Aqueles que não fizeram ou que não empreenderam ainda podem aprender como fazer”, diz.
Keylle Lima, diretor -técnico do Sebrae Alagoas, vê o programa como uma porta para acessar inúmeras oportunidades no mercado. “Comemorar 30 anos de Empretec é comemorar 30 anos de relacionamento. É mostrar que no ambiente do empreendedorismo, apesar das dores e dos desafios, o Empretec ajuda você a perceber que esse caminho pode trazer prosperidade, mais relacionamento e o mais importante: mais oportunidade para qualquer negócio”, destaca.
Focar mais no empreendedorismo feminino e também na gestão pública é a expectativa da diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, nesse momento em que o programa celebra três décadas de transformação de vidas entre os empreendedores Brasil afora.
“Essa semana, por exemplo, recebemos o presidente da OAB/AL para nos agradecer a realização do Empretec Jurídico, que foi um verdadeiro sucesso, os advogados só falam nisso e já estão pedindo outra turma. Ele sugeriu que a gente fizesse uma parceria com o Tribunal de Justiça. É um novo desafio pra gente também. Sugeri hoje, aos demais diretores, fazermos o Empretec da Gestão Pública com os nossos gestores e as nossas gestoras municipais. Acho que seria um divisor de águas”, planeja Juliana.
O evento
Pela manhã, a palestra de abertura foi ministrada pelo fundador da Alterdata Software, Ladmir Carvalho, empresa que atualmente é a quinta maior em tecnologia do país, com 2 mil colaboradores.
Ele fez o Empretec em 1999 e tem sido case do Sebrae em eventos no país inteiro. Já foi palestrante da ONU na Argentina, durante o evento global de aniversário dos 30 anos do Empretec e agora, em Maceió, realizou a palestra ‘O case Alterdada, erros e acertos’ para a plateia que lotou o auditório do Maceió Atlantic Suítes.
Também foi realizada uma dinâmica vivencial com a empresa Eagles Flight Brasil, líder mundial em treinamentos experienciais para alta performance, ajudando a formar desde profissionais da linha de frente até CEOs.
À tarde, foi a vez do talkshow “Sou Empreteco”, que contou com a participação de empresários alagoanos que falaram sobre seus pontos de vista pessoais quando fizeram o programa. Em seguida, ainda dentro da programação, foi realizado o momento “Revivendo as CCEs”, onde as Características do Comportamento Empreendedor de Sucesso foram revisitadas por meio de novos cases, trocas de experiências e auto-análise do comprometimento de cada empreendedor com o Empretec.
Pioneira
Cristina Moreira, funcionária do Sebrae Alagoas, participou da primeira turma do Empretec aberta no município de Palmeira dos Índios, há mais de 20 anos. Ela lembra que participou da metodologia para poder coordenar o programa em Maceió, mas para isso precisava antes ser certificada como ‘empreteca’.
“O Empretec trabalha características que você pode colocar em prática tanto no seu processo empreendedor quanto na sua vida profissional. Você vê a diferença que isso causa na sua vida, e se for na sua vida profissional então, aí o ganho é muito maior porque você visualiza o quanto é capaz de fazer na vida. Você tem essas características adormecidas e, no Empretec, elas acabam tendo a oportunidade de aflorar. Você às vezes nem tem noção que as possui. É muito importante que as pessoas tenham essa consciência e descubram seu próprio potencial”, relembra ela.


Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF