Alagoas
No Nordeste, Alagoas teve a maior queda na busca dos consumidores por crédito no semestre, revela Serasa Experian
Retração nacional foi a maior dentre as registradas nos últimos 10 anos
De acordo com os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, no primeiro semestre de 2023, Alagoas foi a Unidade Federativa (UF) com a maior queda na busca dos consumidores por recursos financeiros na região Nordeste (-21,5%), enquanto o Maranhão registrou a menor (-13,3%). Confira no gráfico abaixo os dados da região:

Na visão nacional, o indicador revelou que a diminuição na procura dos consumidores brasileiros por crédito foi de -12,5% entre janeiro e junho de 2023, a maior das registradas nos últimos dez anos, em comparação a 2014 e 2020. Confira abaixo os dados na íntegra:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, esse resultado não surpreende, já que segue as consecutivas baixas que foram apresentadas desde o início do ano. “Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso. O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros”.
No recorte por renda mensal dos consumidores, todas as faixas expressaram queda na procura por crédito no primeiro semestre do ano, sendo maior entre aqueles que recebem até R$500. Veja os dados na detalhados na tabela abaixo:

Amapá tem a maior retração no 1° semestre
Ao analisar as Unidades Federativas (UFs) do país, o levantamento aponta que os consumidores do Amapá tiveram a maior retração na demanda por crédito considerando os seis primeiros meses de 2023. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, seguido por Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí, respectivamente. Confira a seguir o gráfico com o levantamento completo:

Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé