Alagoas
Hospital da Mulher recebe certificado de seis meses sem infecções do trato urinário
Entrega da certificação ocorreu na segunda-feira (15), Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares
O Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira (HM), em Maceió, e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu um certificado de reconhecimento pelos seis meses consecutivos sem infecções do trato urinário na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A placa de certificação foi entregue aos profissionais da unidade hospitalar nessa segunda-feira (15), Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Ao adquirir a infecção, o paciente pode ter seu quadro agravado, aumentando seu tempo de internação e podendo evoluir até para o óbito, o que a caracteriza como um problema de saúde pública.
De acordo com a infectologista do HM, Sarah Dominique Dellabianca, a unidade hospitalar promoveu ações de prevenção e controle para conscientizar seus servidores sobre a higienização correta das mãos, a elaboração e a aplicação de uma série de protocolos de prevenção. Entre as medidas implementadas estão, por exemplo, o isolamento, o gerenciamento do uso de antimicrobianos, protocolos de limpeza e desinfecção de superfícies, paramentação cirúrgica.
“Na época da Pandemia da Covid-19, o HM implantou uma CCIH [Comissões de Controle de Infecção Hospitalar] dentro daquele molde jurídico que o Ministério da Saúde exige, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmácia. Nós inscrevemos o programa em um projeto do SUS (Proadi SUS – O Controle está nas Suas Mãos), que é um projeto voltado a hospitais de grande porte da cidade de São Paulo", salientou a infectologista.
Ainda de acordo com Sarah Dominique Dellabianca, após a inscrição, o HM foi submetido a análises e foi contemplado com o Proadi SUS, que trouxe mais segurança e amparo para a unidade reduzir as principais infecções hospitalares da UTI. "Por isso, esses seis meses sem infecções urinárias é um marco histórico para um hospital público. Para nós é honroso, satisfatório e nos dá orgulho”, salientou.
O diretor administrativo do Hospital da Mulher, Igor Monteiro, esteve presente durante o recebimento da placa e a dedicou a todos os servidores que fazem parte da UTI do HM. Segundo ele, o fato de a UTI do Hospital da Mulher estar há seis meses sem o registro de infecção hospitalar do trato urinário, comprova que as ações implementadas estão surtindo efeito positivo.
“É um ganho muito importante para o hospital, porque isso nos traz o comprometimento e o engajamento da nossa equipe no cuidado e tratamento com os nossos pacientes. Os cuidados intensivos exigem uma carga de trabalho e dedicação ainda maior do que aqueles outros cuidados com os pacientes de enfermarias. Isso nos traz um resultado muito positivo e ficamos felizes, pois nos sinaliza que o HM está no caminho certo, fazendo uma assistência realmente qualificada, se propondo a cuidar dos nossos doentes da maneira mais acertada, humana e segura possível”, salientou.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia