Alagoas
TRT-19 formaliza convênio para receber aprendizes pela cota social da Lei da Aprendizagem

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) formalizou, na última segunda-feira (25/7), no auditório anexo à sala de sessões do Pleno, convênio para receber seis aprendizes pela cota social da Lei da Aprendizagem. O Termo de Cooperação foi firmado entre o Tribunal, que passa a ser unidade concedente, a empresa Vital Serviços, contratante dos aprendizes, e a Pestalozzi, que tem a função de instituição formadora.
A assinatura do Termo de Cooperação contou com as presenças dos desembargadores Marcelo Vieira, presidente do TRT-19, e Pedro Inácio da Silva, diretor da Escola Judicial (Ejud); além do vice-diretor e coordenador pedagógico da Ejud, juiz Flávio Luiz da Costa; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzanéo; do auditor fiscal do Trabalho, Leandro Carvalho; do representante da empresa contratante, Erisvaldo Alves; das representantes da Pestalozzi, coordenadora do Programa de aprendizagem, Rubiane de Oliveira, e da psicóloga Marilia Carnaúba. O evento também foi prestigiado por familiares dos aprendizes.
O desembargador Marcelo Viera saudou os presentes e destacou a importância da iniciativa. “É um grande momento, uma oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho. É muito satisfatório para o Tribunal poder contribuir para esse crescimento profissional. Sejam bem-vindos. Todos que conhecem o TRT-19 se afeiçoam a esta instituição”, enfatizou.
Na sequência, o juiz Flávio Luiz da Costa falou sobre o plano de ação da agenda 2030 e destacou que o recebimento dos aprendizes no Regional faz parte do plano de metas institucionais e contribui para implantar um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o ODS4. “É preciso sempre se fazer o melhor que puder. Saibam aproveitar a grande ocasião. Esperamos que, ao final desse período de aprendizagem, vocês estejam envolvidos e escolham suas profissões”, frisou.
Para o desembargador Pedro Inácio, as ações de políticas públicas são muito relevantes, a exemplo dessa dos aprendizes. “Eles terão a ocasião singular para o seu crescimento. Desejo boas-vindas a todos. Não existem dificuldades. É preciso sonhar e realizar. Que o TRT-19 contribua para dias melhores”, afirmou.
Em sua fala, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rafael Gazzanéo, ressaltou que o cumprimento da cota de aprendizagem é uma das principais frentes de atuação do MPT, e que é uma satisfação participar do ato de assinatura do convênio. ”A inclusão dos aprendizes é uma luta de todos. Isso nos deixa muito felizes, o exemplo deve ser replicado”, pontuou.
O auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho também saudou os aprendizes e se disse um dos entusiastas da inclusão. “Hoje é um dia feliz para todos nós. Saibam que grandes poderes demandam grandes responsabilidades. Que vocês sejam referência do bom e do melhor”, enfatizou.
A coordenadora do Programa de Aprendizagem da Pestalozzi, Rubiane de Oliveira, expressou sua satisfação em ter o Tribunal como parceiro. Nossa instituição já conta com 30 empresas parceiras. São escolas, faculdades, supermercados e hospitais recebendo cerca de 700 aprendizes sociais, nos últimos sete anos. “É um orgulho estar aqui. É uma porta que se abre. Agradeço o acolhimento”, frisou.
O aprendiz Yuri da Silva manifestou sua expectativa em exercer atividades no Tribunal. “Esperei muito por este momento. Nós vamos oferecer o nosso melhor. Vamos trabalhar e ser motivo de orgulho aqui”, afirmou.
Confira aqui a fotogaleria.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido