Alagoas
SÓ NO FIM DE SEMANA: Explode 2 mil casos de covid em Alagoas
O alerta foi dado pelo Secretário de Saúde de Alagoas Alexandre Ayres nas redes sociais: “Confirmamos quase 2 mil casos de Covid-19 neste fim de semana e pra quem pensa que só temos casos leves, veja esse comparativo: no dia 23 de dezembro do ano passado, tínhamos 22 pessoas internadas em leitos de UTI. No dia de hoje, um mês após aquela data, estamos com 86 pessoas internadas em leitos de UTI da nossa rede hospitalar e a maioria não tomou nenhuma dose ou está com o esquema vacinal atrasado”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Não é de hoje que especialistas alertam para a frouxidão de autoridades para coibir eventos com muita aglomeração em todas as cidades de Alagoas. Muitos prefeitos no afã de aparecer midiaticamente liberaram as festas e eventos públicos e não fiscalizou eventos privados em casas de shows e festas e o contágio voltou a proliferar.
Se não fosse a intervenção do presidente da AMA Hugo Wanderley que junto com o Ministério Público recomendou a não realização dos réveillons públicos, a situação estaria extremamente pior.
Neste fim de semana duas mortes foram registradas, mostrando que a onda pandêmica ainda perdura, mesmo que com menos intensidade nos vacinados.
Em Palmeira dos Índios, por exemplo, só na sexta-feira foram registrados 20 casos de covid na cidade e os leitos da UPA estão todos preenchidos. O Hospital Santa Rita que também recebia pacientes com covid deixou o atendimento em 30 de novembro passado.
O secretário de Alagoas Alexandre Ayres disse no twitter que estava reabrindo leitos em Alagoas e que vai continuar lutando para salvar vidas, mas que precisa da colaboração da população. Ayres recomenda que a população continue se vacinando e usando máscara, mas não falou em outras restrições.
“Definimos a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínicos exclusivos para o enfrentamento desse momento que estamos vivendo. É muito importante que o cidadão faça sua parte, se vacine, se cuide e se proteja. O Governo de Alagoas, por meio da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], está pronto para atender a quem precisar. Mas, nós precisamos contar cada vez mais com a colaboração dos cidadãos alagoanos”, enfatizou Ayres.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias