Alagoas
Ministro Marx e presidente do Iphan participam da entrega da requalificação do Largo do Carmo
O ministro do Turismo Marx Beltrão participou na sexta-feira (23) da assinatura ordem de serviço para o início das obras no Largo da Igreja Matriz de Marechal Deodoro, com previsão de investimentos de R$ 3,8 milhões, acompanhando do prefeito Cacau Filho e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. Em seguida foi entregue a requalificação e urbanização do Largo do Carmo na ordem de R$ 2 milhões. Um trabalho conjunto com o governo federal através do PAC Cidades Históricas, por meio do (Iphan).
“Alinhar o patrimônio cultural como mais um produto na rota de destino turístico é agregar mais atrativo para os turistas que visitam Alagoas. Vamos desenvolver ações para ampliar o roteiro para o turismo religioso. É mais um atrativo para cidade, além de promover seu crescimento por meio da preservação e do uso sustentável do patrimônio cultual”, disse o ministro Marx.
De acordo com o prefeito Cacau Filho a obra já começa de imediato. Na primeira fase, será feita a parte de arqueologia, que é um estudo do solo e, à medida que for avançado, será feita a obra de saneamento, realizada pelo Estado e, logo em seguida, inicia a requalificação propriamente dita.
Em Alagoas, Marechal Deodoro e Penedo foram os dois municípios incluídos no Programa PAC das cidades históricas. Para Marechal, que foi a primeira capital do estado e possui relevante conjunto arquitetônico e urbanístico protegido pelo Iphan, foram selecionadas oito ações, previstas pelo governo federal. A requalificação do Largo do Carmo é a primeira delas a ser concluída.
A solenidade contou com as presenças do governador Renan Filho, deputado Sérgio Toledo, secretários de Estado Alexandre Ayres e Aparecida Machado, do vice-prefeito Walter Avelino, vereadores e secretários municipais.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'



