Artigos

Xandoca o assessor

30/10/2022
Xandoca o assessor

Alexandre faz a maior festa quando avista um conhecido, sua simpatia contagiante consegue coisa que até Deus duvida, resumindo, é um bajulador por natureza e profissão. Há mais de 25 anos permanece em cargo comissionado na Assembleia. Sai governo, entra governo, ele continua. Com a sinecura educou os filhos, sustenta a família.

Perto das eleições ele se entrega de corpo e alma ao trabalho, já fez campanha para vários políticos, todos eleitos, é pé quente, se gaba. Atualmente é assessor de um deputado, raposa felpuda, dono de um extenso curral eleitoral, campeão de votos e de tenebrosas transações.

Alexandre, Xandoca para os íntimos, é chegado à boemia, ama a época eleitoral quando viaja e cai na farra com o chefe. O nobre deputado, corrupto e raparigueiro por índole, adora Xandoca, ele administra as farras e as mulheres. É secretário particular para assuntos femininos. Aliás, a única ocupação de nosso amigo que só comparece à Assembleia uma por semana.

Xandoca nas campanhas eleitorais é pau-para-toda-obra, no interior abre os caminhos com sua maneira de tratar os mais simples, se identifica no linguajar matuto. Nascido em Lagoa da Canoa, município progressista do agreste alagoano, terra de Hermeto Paschoal, veio para capital ainda jovem, ele se virou, arranjou um emprego em um comitê durante uma campanha eleitoral, daí por diante tomou rumo na vida, encontrou seu talento e destino.

Conhece todos os políticos de Alagoas, seja deputado, prefeito, senador ou governador, Alexandre conversa na maior intimidade com os figurões; querido e respeitado, arquivo vivo, sabe histórias da política alagoana de fazer corar os meninos de Brasília. Organizador de festinhas nos conchavos políticos. É discreto, Não ouve, não fala, não vê.

Nessa última eleição, uma comitiva de político chegou a uma belíssima cidade à beira do São Francisco. Seis carros estacionaram à beira do Velho Chico. Candidatos e assessores tomavam uma cachacinha em um restaurante, bela paisagem, enquanto preparavam a peixada, a cerveja rolou com boas conversas, conchavos, ficaram ouvindo um senhor com mais de 70 anos contando histórias de Lampião, o ex cangaceiro sabia tudo, pormenores da emboscada, bem perto mataram Lampião. Apareceram mais penetras. Tomaram assento, juntaram-se aos outros. Na hora do almoço o deputado dizia-se entediado.

– “Estou há mais de uma semana no sertão em campanha, é estafante, e o pior, não comi ninguém nesses dias. Estou doido por uma rapariga”.

Olhou para os auxiliares, ordenou em tom de brincadeira.

– “Xandoca, vá a Maceió, traga um caminhão de rapariga para uma brincadeira à noite”.

A moçada às gargalhadas, puxando o saco com o humor do deputado. Serviram o delicioso almoço, se refestelaram: peixe ao coco, siri, fritada de camarão, muito pitu. Restava descansar no hotel.

À noite, a praça lotada gente, de todo canto chegava em caminhões para assistir o comício. Comício é uma grande distração para o povo, principalmente quando havia show ( proibido por lei).

Palanque abarrotado de políticos, abastecido de cerveja e uísque. Certo momento Xandoca aproximou-se e cochichou com entusiasmo ao deputado.

– “Pronto. Missão cumprida, chefe. Não trouxe um caminhão, mas, na esquina da praça tem oito raparigas em uma van, escolhidas do meu caderninho. Estão no carro esperando as ordens.”

O deputado, satisfeito, deu uma bela gargalhada. Aproximou-se de um magnata-empresário pediu emprestada a bela casa da fazenda, perto da pequena cidade.

Depois do comício a comitiva do deputado tomou rumo à casa grande da fazenda. Aconteceu o maior bacanal já realizado à beira do Rio São Francisco. Na mansão havia um jardim gramado cheio de coqueiros, árvores e uma piscina. Da varanda se avistava o Velho Chico, noite de lua, ficou fácil para brincar de se esconder. As raparigas nuas, como vieram ao mundo escondiam-se na área do jardim, depois de gritar, AGÚ, os homens iam ia à caça, quando achava alguma trazia até o deputado, virava, ele dava uma palmada na bunda da rapariga. Depois brincaram de pega, finalmente todos mergulharam na piscina. A festa foi até o dia amanhecer. No domingo o deputado estava feliz no palanque contando a história.

Por esse e outros trabalhos, nosso herói continuará no cargo por muitos anos, presta serviços discretos e inigualáveis. Pau-para-toda-obra, é assim Xandoca, o assessor. Claro que o deputado ganhou mais uma eleição.