Geral

Tradição do repente une música e poesia e conquista Arapiraca no mês do folclore

18/08/2022
Tradição do repente une música e poesia e conquista Arapiraca no mês do folclore

Foto: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

As rimas embaladas pela viola prendem a atenção do público desde meados do século XIX, quando o repente deu os primeiros passos no Brasil. Com toques de humor e regionalismo, a arte da poesia cantada representa uma das principais marcas do povo nordestino e desembarcou em Arapiraca desde o início de agosto, numa programação especial em alusão ao mês do folclore. A programação é promovida pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e segue até o dia 27 de agosto levando apresentações por toda a cidade.

Foto: Arquivo pessoal

Um dos muitos que participam do Festival de Cultura e Repente de Arapiraca é o Rogério Meneses Sobrinho, de 60 anos – 40 deles como repentista. Natural do Sítio Glória, na cidade de Imaculada, Paraíba, Rogério acompanhou desde muito novo os repentistas que foram sua referência. “Nasci numa região onde aconteciam muitas cantorias de Repente, acho que segui o adágio que o homem é produto do meio. Porém tem que nascer poeta para conseguir ser repentista”, diz ele.

Meneses já levou a viola nordestina para tocar em países como França e Espanha. Na bagagem, levou consigo vozes de poetas que ouvia nas rádios, como Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Sebastião Dias, João Paraibano, Lourival Batista, Jó Patriota, Ivanildo Vila Nova e tantos outros. Ele acumula participações em mais de 600 festivais de poetas repentistas e mais de 300 troféus.

“Os repentistas sempre foram a voz do povo nordestino. Ao meu ver o Repente está entre os três segmentos culturais mais importantes do Nordeste, que são repente, cordel e forró. O projeto Caravana do Repente que vai culminar com o grande festival de repentistas em Arapiraca tem importância inominável, pois o município nesses dias está servindo de referência no nordeste para os poetas, produtores culturais e seguidores do repente no geral. As comunidades rurais estão sendo contempladas com grandes cantadores de vários estados, além dos repentistas locais, compartilhando arte, entretenimento e boas informações. Que outros prefeitos possam seguir o exemplo de Luciano Barbosa e vejam que promover esses eventos culturais não é gasto, é investimento”, afirma Rogério.

Tradição persiste

Foto: Arquivo pessoal

E se engana quem acredita que o repente só tem força para cativar os mais velhos, afinal o modo de fazê-lo não mudou nada ao longo das décadas. Felipe Pereira tem apenas 25 anos e já vive da arte. O primeiro contato com a cantoria veio através do rádio quando alguns programas tradicionais conquistaram o jovem repentista natural de Natal, Rio Grande do Norte.

“Hoje, o repente representa a minha ferramenta de trabalho, com a qual consigo me manter e fazer o que gosto ao mesmo tempo. É a identidade do povo do nordeste. Os repentistas conseguem transmitir o sentimento do nordestino através dos seus rimados e essa tradição deve ser fomentada para que as próximas gerações não deixem de dar valor ao nosso trabalho artístico”, declara.

Felipe se diz feliz em participar dos eventos de incentivo ao repente em Arapiraca, e acredita que o estado de Alagoas concentra um número significativo de poetas e apologistas e a interação dos artistas com o público é fundamental para a manutenção da tradição.

Programação continua

Foto: Fábio Ferreira – Ascom Arapiraca

Rogério e Felipe voltam a se apresentar no Festival de Cultura e Repente de Arapiraca no dia 27 de agosto, no Mercado do Artesenato Margarida Gonçalves, numa grande apresentação que finalizará o mês do Festival e vai reunir diversos repentistas.

Confira a programação completa:

20 – Canafístula – 20h
21 – Batingas – 10h

Atrações:

Antônio Lisboa (RN)

Luciano Leonel (PE)

Emboladores:
Max Rocha (AL)
Robério Silva (AL)

26 e 27 – Mercado do artesanato – 20h

Atrações:

Dia 26

Emboladores:
Patativa Branca (AL)
Curió (AL)

Repentistas:
Cícero de Souza (AL)
Abeladio de Souza (AL)

Poetisas:
Minervina Ferreira (PB)
Fabiane Ribeiro (MA)

Repentista:
Ivanildo Vila Nova (PE)

Repentistas:
Gilberto Alves (AL)
Vem Vem (SE)

Dia 27

Emboladores:
Curió de Bela Rosa (PB)
Barra Mansa (PE)

Cancioneiro:
Antônio Silva (PB)

Repentistas:
Jorge Macedo (CE)
Zé Viola (PI)

Repentistas:
Rogério Meneses (PB)
Raimundo Caetano (PB)

Repentistas:
Felipe Pereira (RN)
Ivanildo Vila Nova (PE)

Repentistas:
Hipólito Moura (PI)
João Lourenço (PB)

Repentistas:
Antônio Lisboa (RN)
Luciano Leonel (PE)