Geral

Legado: O folclore corre no sangue da família coruripense

18/08/2022
Legado: O folclore corre no sangue da família coruripense

Filha, neta e bisneta, três gerações mantém a chama do folguedo acesa

Nem sempre a partida para o plano superior significa o fim. Pode também representar o recomeço para muitos. Preservar o que foi plantado aqui na terra por aquela pessoa que amamos.

Maria José dos Santos, 76 anos, mais conhecida como Dona Maria do Padeiro, mestra e Patrimônio Vivo de Alagoas nos deixou no mês de julho deste ano. A folclorista comandou o folguedo popular Baianas Praieiras do povoado Barreiras por quase três décadas.

Na noite da última quarta-feira (17), dentro da programação do Festival do Folclore, realizado pela Prefeitura de Coruripe, o grupo Baianas Praieiras voltou a se apresentar, agora sob o comando da herdeira cultural Maria Betânia, 57 anos.

“Sei que está muito cedo para se apresentar. Mas, estamos aqui e assumi o que ela deixou. Perdemos a mestra que era minha mãe e a contramestra também perdeu seu marido. Mas, apesar de tudo, estamos aqui para se apresentar para vocês e dar continuidade ao que nos foi deixado”, disse emocionada Maria Betânia.

Para a surpresa dos presentes, com apenas dois ensaios, o projeto Baianinhas, sonho de Dona Maria do Padeiro se apresentou. E no meio das crianças entre 5 e 10 anos, a quarta geração da família folclorista, a bisneta Maria Joana, de 6 anos, e sua mãe Maria Juliana, a terceira geração da família .

Betânia é a mestra do mais novo grupo, que também vai dar continuidade ao legado cultural do povoado Barreiras e da família, que iniciou com o pai de Dona Maria do padeiro, seu Dionísio Faustino dos Santos, que dançava coco de roda e contava histórias em versos.

“Estou muito feliz em ver minha filha dando continuidade, a bisneta de Dona Maria do Padeiro herdando esse legado cultural. Minha filha está lá por gostar, não foi obrigada. Ela mesma diz: (Mãe, estou no lugar da bisa, vou cantar e dançar igual a ela). Estamos felizes em ver minha filha herdar essa árvore cultural e dar continuidade ao que minha avó iniciou. Se depender da gente, o legado cultural do grupo Baianas Praieiras vai continuar”, encerrou a mestra do Baianinhas e neta de Dona Maria do Padeiro e mãe de Maria Joana, bisneta da folclorista que nos deixou no mês passado.

Festival do Folclore

A Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Cultura, preparou uma vasta programação para o mês do Folclore. São diversas apresentações em diferentes pontos de cidade. As apresentações acontecem com os grupos e os projetos mantidos pelo município. E, também se apresentam os grupos tradicionais apoiados pela administração.

Na terça-feira (17), o projeto Festival do Folclore foi até o Ginásio Nelson Araújo, onde a caravana se apresentou para os alunos da Escola Liege Gama, com os grupos: Mané do Rosário, Hip-Hop e Coco de Roda Cultivando Raízes.

Na noite do mesmo dia, a programação cultural se apresentou na Escola José de Carvalho Souza – Barreiras, com os grupos: Baianas Praieiras, Hip-Hop e Coco de Roda Cultivando Raízes.

“Em homenagem ao mês do Folclore preparamos uma programação variada, voltada a todos os públicos. A nossa caravana se apresentou no período da tarde para os alunos do Liege Gama, que lotou o Ginásio Nelson Araújo. E à noite, fomos até o povoado Barreiras, onde o grupo Baianas Praieiras voltou a se apresentar. Ainda teremos algumas surpresas dentro da programação até  final do mês. Ao mesmo tempo, também quero agradecer a parceria com a Secretaria de Cultura de Alagoas, que tem nos dado apoio”, disse o secretário de Cultura de Coruripe, Ricardo Curvello.