Economia

Jet skis, games, whey: veja itens cujo imposto de importação foi zerado

19/08/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, na sua live semanal na última quinta-feira, 18, que o governo federal zerou o imposto de importação de suplementos alimentares, como concentrados de proteína (como Whey Protein), creatina, multivitamínicos e outros itens de nutrição esportiva. “Ajuda o pessoal que malha”, comentou Bolsonaro.

Além desses itens, foi zerado o imposto de importação de coletes e jaquetas infláveis para motociclistas. Segundo o presidente, os materiais custam, hoje, em torno de R$ 4 mil.

Redução foi aprovada por representantes de vários ministérios; segundo o presidente, desde o começo do ano, já foram zeradas ou reduzidas tarifas de importação de mais de 600 itens

O presidente também anunciou a redução de 11,2% pra 4% os impostos para proteínas lácteas e albuminas.

Confira outros itens que já tiveram redução do imposto de importação:

Games

Em junho, Bolsonaro anunciou a redução das alíquotas do Imposto de Importação de vídeo games, consoles e acessórios a partir de 1º de julho.

No caso de videogames com telas incorporadas, portáteis ou não, e suas partes, a tarifa foi zerada. A alíquota era, antes, de 16%. Para partes e acessórios de consoles e de máquinas de videogame, a alíquota caiu de 16% para 12%.

Jet Skis

O governo zerou o Imposto de Importação cobrado sobre motos aquáticas (jet skis) em março deste ano. A alíquota original incidente sobre o produto era de 20%.

Balões e dirigíveis

Ainda em março, o governo também zerou as alíquotas de balões e dirigíveis. Antes, o imposto de importação era de 18%.

Skates

As tarifas de importação de skates também foram reduzidas, de 20% para 2%, em abril de 2021.

Autor: Jessica Brasil Skroch
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.