Cidades

Agosto Lilás: Patrulha Maria da Penha realiza roda de conversa na Upa e na sede da Secretaria de Saúde de Coruripe

15/08/2022
Agosto Lilás: Patrulha Maria da Penha realiza roda de conversa na Upa e na sede da Secretaria de Saúde de Coruripe

A Prefeitura de Coruripe preparou uma vasta programação em alusão ao mês de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher. Nesta segunda-feira (15), a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar esteve em Coruripe e realizou uma Roda de Conversa na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com pacientes e profissionais de Saúde sobre a importância do combate aos vários tipos de violência contra a mulher. A equipe também visitou a sede da Secretaria de Saúde levando informações e distribuindo material educativo.

A campanha ‘Agosto Lilás’ foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Nº 11.340/2006), assinada no dia 7 de agosto de 2006. A lei define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica a responsabilidade que cada órgão público tem para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

A cabo da Patrulha Maria da Penha, Priscila Santa Cruz, explicou como funciona o trabalho da equipe. “Nós atendemos mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Nosso trabalho consiste na realização de visitas periódicas às residências para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça e reprimir eventuais atos de violência. Apesar da Patrulha funcionar apenas em Maceió e Arapiraca, estamos fazendo também um trabalho educativo em todo o estado, em parceria com as prefeituras, onde realizamos rodas de conversa e palestras educativas, mostrando a importância de saber identificar e denunciar esse tipo de violência”, ressaltou a militar.

A paciente Maria Raquel que aguardava na recepção da UPA, relatou que gostou do que ouviu da equipe e pretende repassar para seus familiares e amigos próximos. “É muito importante a gente conhecer os nossos direitos e saber sobre a leis. Hoje aprendi um pouco como ajudar mulheres que passam por esse tipo de violência que tem se tornado mais comum do que se imagina. Acontece muitas vezes dentro da nossa casa ou na casa do vizinho e na maior parte do tempo não percebemos, mas é importante ficarmos atentos e denunciar, ainda que seja de forma anônima”, frisou Raquel.

A assistente social da UPA Coruripe, Edicleide Barbosa, ressaltou que é indispensável denunciar casos de violência contra a mulher, para ajudar muitas que não tem força para fazer. “Idealizamos essa ação para fortalecer dentro da nossa unidade esse tema tão importante, pois estamos recebendo muitos casos de violência contra a mulher, e é essencial que todos saibam como identificar e os meios para denunciar. A atitude de denunciar pode salvar uma vida e isso hoje pode ser feito até de forma anônima. Em muitos casos as mulheres ficam fragilizadas, com o emocional abalado e isso não permite que tenham forças para denunciar. Então, quem está de fora pode fazer isso e ajudar a salvar esta mulher”, finalizou Edicleide.

Confira o cronograma de ações do Agosto Lilás:

Secretaria de Educação

Palestras e Rodas de Conversa

Data: De 22 a 25 de agosto

Abertura: 22/08/22

Horário: 9h

Local: Escola Cláudio Daniel

Palestra com Júlia Nunes Santos – Advogada da mulher e presidente da AME

Secretaria de Assistência

Roda de Conversa

Data: 17/08

Horário: A partir das 8h

Local: Farol das Gerações

Sala de Espera do Cadastro Único e Auxílio Brasil

Data: 23/08

Horário: A partir das 8h30

Local: Secretaria de Assistência Social

Encontro da Rede de Atendimento para troca de experiência na Defesa e Prevenção

Data: 31/08

Horário: 9h30

Local: Auditório da Semed