Artigos

Uma breve história do tempo

02/07/2022
Uma breve história do tempo

“Hoje, ainda almejamos saber por que estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para busca contínua”. Stephen Hawking. Este magnífico livro, pertence a biblioteca de meu saudosíssimo filhão jornalista Francis Lawrence Morais da Veiga cuja dedicada mãe advogada Aurilene Morais da Veiga encontra-se na Eternidade. Ambos me fizeram felizes no Planeta Terra.

A Editora Intrínseca Ltda trouxe à tona esta obra que narra vida e obra de Stephen Hawking, gênio científico que perdeu sua saúde. Mesmo assim, com a ajuda de colaboradores-amigos, continuou sua brilhante trajetória produzindo à altura de sua grandeza humana.

A obra, por sua vez, traz a tradução de Cássio de Arantes Leite, cuja revisão técnica ficou a cargo de Amâncio Friaça, Astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Composto de 248 páginas que retratam as temáticas, a saber: A nossa imagem do universo Espaço e Tempo, O universo em expansão, O princípio da incerteza.

Afora isso, vê-se no Sumário: Partículas elementares e as forças da natureza, Buracos negros, Buracos negros não são tão negros, A origem e o destino do universo, A seta do tempo, Buracos de minhoca e viagem no tempo, A unificação da física. Registre-se a ação do autor com o glossário a fim de facilitar à compreensão das matérias enfocadas.

Trata-se, portanto, de uma valiosa obra mostrando o conhecimento científico de um dos maiores gênios da contemporaneidade. Uma breve história empolgante, que se constitui num clássico da literatura no campo da física. Ademais, acessível e esclarecedor. Publicado em 1988, bem como atualizado nos anos de 1999.

Inigualável em sua descrição poética e lúcida de conceitos exóticos como quarks, buracos negros, antimatéria e setas do tempo. Para o iniciado, esta bela obra representa conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos profundos da criação.

À guisa de Prefácio, “Não escrevi um prefácio à edição original de Uma breve história do tempo. Foi Carl Sagan quem escreveu. Em vez disso, escrevi um texto curto intitulado “Agradecimentos”, no qual fui aconselhado a agradecer a todo mundo”.

No bojo do livro em epígrafe, inseriu a Editora uma breve história de Isaac Newton, Galileu Galilei, Albert Einstein. Conclui-se que o nosso mundo é um lugar desconcertante. Nesse sentido, indaga-se: qual a natureza do universo? Qual é nosso lugar nele e de onde viemos? Por que é do jeito que é? vale uma leitura acurada.