Geral

Escola Municipal Pompeu Sarmento conquista 14 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática

01/07/2022
Escola Municipal Pompeu Sarmento conquista 14 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática

A Escola Municipal Pompeu Sarmento, do Barro Duro, brilhou mais uma vez no cenário nacional e bateu mais um recorde em Olimpíadas. Desta vez, foram conquistadas 14 medalhas – duas de prata, quatro de bronze e oito de honra ao mérito – na Olimpíada Canguru de Matemática, realizada em março deste ano.

A competição nacional teve 2 milhões de estudantes participando e mais de três mil escolas inscritas. Ao todo, a Escola Pompeu Sarmento inscreveu 326 alunos do 3° ao 9° ano da unidade educacional. É um número expressivo, porém já é comum para a escola que vem se destacando e colecionando premiações em disputas como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Olimpíada Mandacaru de Matemática, Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Nacional de Ciências.

Na Olimpíada Canguru de 2021 foram 11 medalhas, sendo três de bronze e oito de honra ao mérito. E, em 2019, a Pompeu Sarmento conquistou duas medalhas de bronze e três de honra ao mérito, totalizando cinco medalhas.

Medalhistas de 2021 na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foto: Ascom Semed

Vale destacar também que em 2021, os estudantes conquistaram 18 medalhas – duas de ouro, quatro pratas e doze bronzes – na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2020, a Escola também conseguiu 18 medalhas na competição, sendo nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes, um feito significativo para a Educação de Maceió.

O professor de matemática da Escola Municipal Pompeu Sarmento, Geraldo Filho, é um dos entusiastas das competições na unidade. Para ele, a maior adesão dos alunos à Olimpíada Canguru foi fator determinante para o excelente resultado.

Professor de Matemática, Geraldo Filho, é um grande entusiasta das competições na escola. Foto: Arthur Felipe/Ascom Semed

Para a realização das provas, o professor transmitiu ao vivo aulas preparatórias no Youtube por três semanas. Uma das transmissões alcançou quase 400 pessoas, demonstrando o impacto da ação.

Ele explica o trabalho desenvolvido dentro de sala de aula também com os estudantes antes das provas. “Fizemos preparação com os alunos dentro das aulas. Trabalhamos questões de provas anteriores e também uma campanha para que os alunos participassem da olimpíada. Com uma participação maior dos alunos, o resultado também foi mais efetivo”, garantiu.

O professor exaltou ainda a importância do envolvimento da comunidade escolar para essas conquistas.

“A gente agradece a participação da coordenação pedagógica e dos professores de uma maneira mais efetiva. E esse envolvimento de todos ajuda no resultado. E esperamos cada vez mais evoluir e pensar em manter esses resultados”, destacou.

O entusiasta também falou da felicidade em conquistar mais um feito inédito com os alunos. “A gente fica tão feliz, é como se fosse um filho nosso. Toda vez que vejo nossos resultados, fico alegre e vibrando porque vejo que o trabalho está caminhando e dando certo”, afirmou Geraldo Filho.

Em maio deste ano, alunos da rede municipal de ensino de Maceió, bem como a Escola Pompeu Sarmento, participaram da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os foguetes foram fabricados de garrafas PET, e lançados na praia de Jacarecica. O resultado da OBA deve ser divulgado nos próximos meses.