Geral

Cerest Regional Maceió capacita policiais militares sobre prevenção de acidentes com eletricidade nesta segunda (04)

02/07/2022
Cerest Regional Maceió capacita policiais militares sobre prevenção de acidentes com eletricidade nesta segunda (04)

Capacitação segue com segunda etapa a partir de segunda-feira. Foto: Cerest Regional Maceió

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Maceió dá início, na próxima segunda-feira (04), a mais uma etapa da capacitação de policiais militares no Curso Básico sobre a Norma Regulamentadora 10 (NR 10), para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidades. O curso acontece no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, das 8h às 12h.

Com carga horária de 40 horas, dividida em 10 aulas, a capacitação está sendo realizada pela Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do CEREST Regional Maceió, em parceria com a Polícia Militar de Alagoas. Com o objetivo de prevenir acidentes com eletricidade no desenvolvimento das ações realizadas pelos policiais, o curso teve sua primeira etapa desenvolvida no início de junho.

“A ação foi recomendada pelo Ministério Público do Trabalho após uma inspeção no Hospital da PM, e acolhida de imediato pelo Comando da Polícia Militar do Estado. Dessa forma, estamos fazendo todas as orientações necessárias para que eles saibam como agir quando estiverem expostos a situações com risco de choques elétricos”, ressalta o engenheiro eletricista e de segurança no trabalho Paulo César da Silva Fernandes, coordenador técnico de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador do Cerest Regional Maceió.

Ação foi recomendada pela Ministério Público do Trabalho e acolhida pelo Comando da PM. Foto: Cerest Regional Maceió

Ação foi recomendada pela Ministério Público do Trabalho e acolhida pelo Comando da PM. Foto: Cerest Regional Maceió

A capacitação – que integra as ações de matriciamento são realizadas pelo Cerest Regional Maceió, sob a supervisão da coordenadora geral Sthefane Meriell e aval do diretor da DVS, Edlúcio Donato – tem como base as informações do Anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) de 2020, que aponta a região Nordeste como detentora de 43% das mortes causadas por choque elétrico no país. Os dados mostram ainda que Alagoas é o segundo estado do Nordeste com maior número de óbitos por choque elétrico para cada 1.000km².

“Para instruir os policiais na identificação dos perigos com a eletricidade, vamos abordar os conceitos de choque elétrico, arco elétrico e campos eletromagnéticos, além dos riscos adicionais, com o trabalho em altura, umidade, espaço confinado e área classificada. Outros pontos que serão colocados são as consequências do choque elétrico e os procedimentos de segurança com eletricidade que devem ser adotados”, destaca Paulo César Fernandes.

O curso será realizado nos dias 04, 06, 11, 13 e 18 de julho, no horário das 8h às 12h, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), localizada na Rua Dr. Alexandre Passos, s/n, em Jaraguá.