Geral

Censo 2022: IBGE visitará mais de 80 mil domicílios em Arapiraca

18/07/2022
Censo 2022: IBGE visitará mais de 80 mil domicílios em Arapiraca

Foto: José Neto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) pretende visitar mais de 80 mil domicílios, em Arapiraca, durante a realização do Censo 2022.

O levantamento demográfico está previsto para ocorrer a partir do dia 1º de agosto até o início do mês de novembro.

Para tanto, na manhã desta segunda-feira (18), no prédio do Instituto Santa Cecília, no bairro Alto do Cruzeiro, os 179 agentes censitários iniciaram o treinamento, que se estenderá por cinco dias.

O prefeito Luciano Barbosa acompanhou o início da capacitação, juntamente com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira; secretário de Governo, Yale Fernandes, e com a coordenadora de Área do IBGE, Ana Rosa, e o coordenador Operacional Luciano Motta.

Na operação censitária, cada pesquisador, munido de smartphone específico para o trabalho, deverá visitar entre 18 e 20 domicílios por dia no município de Arapiraca, que tem atualmente mais de 230 mil habitantes.

Os supervisores do Censo 2022 também estarão de posse de tablets para monitoramento e checagem das informações coletadas.

Dentre os temas que serão abordados nas entrevistas em cada domicílio figuram a renda familiar, escolaridade, saúde, educação, habitação, acessibilidade, mobilidade urbana, entre outros.

Cada abordagem vai durar em média 15 minutos e os dados produzidos serão relevantes na análise e elaboração de políticas públicas. O último Censo realizado em Arapiraca ocorreu há cerca de 12 anos.