Geral

Superintendente da SMTT palestra para profissionais da Vigilância Sanitária

30/06/2022
Superintendente da SMTT palestra para profissionais da Vigilância Sanitária

Profissionais da Vigilância Sanitária de Maceió participaram, nessa quarta-feira (29), da palestra “Liderança na atuação diária”, com o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa. O superintendente além da atuação na área jurídica também tem cursos na área de liderança. Ele falou sobre a habilidade de liderar e o quanto a empatia praticada diariamente faz toda diferença na condução das atividades.

Palestra teve como tema “Liderança na atuação diária”. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

“A  liderança é uma habilidade de influenciar pessoas para atingirem objetivos comuns inspirados na confiança por meio do caráter. A liderança é aprendida, qualquer pessoa pode adquirir essa habilidade, desde que se dedique para isso”, declarou o superintendente, André Costa, em um dos trechos de sua palestra.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, comentou sobre a escolha do  titular da SMTT para tratar sobre a temática. “É amplo o conhecimento do superintendente André Costa,  como palestrante e professor. Portanto, essa palestra falando sobre motivação e liderança é muito importante para os servidores da Vigilância Sanitária. Uma vez que, eu valorizo muito os treinamentos e qualificação dos profissionais”, disse.

Inez Auad, que atua como Fiscal Sanitária no órgão municipal, comenta sobre o quanto esses momentos são relevantes para o aprimoramento das práticas diárias dos trabalhadores em prol dos serviços prestados à sociedade. “É importantíssimo, com ênfase na Vigilância Sanitária, na atuação do Fiscal Sanitário que ele saiba abordar e trabalhar dentro desses conceitos de liderança. Em todas as profissões, a gente vai ter a necessidade de atuar ora de forma mais flexível, firme, de disciplina, ou de moderar. Então, sempre é uma conquista muito grande trazer reflexões deste tipo, para que possamos melhorar na atuação diretamente para os serviços prestados”, pontuou.

Palestrante

André Santos Costa. Além de bacharel em Direito, é especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas. Professor de cursos de graduação em Direito e de preparatórios para carreiras jurídicas nas áreas de Direito Processual Penal e Direito Penal.

Superintendente da SMTT, André Costa, foi o palestrante do evento. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

Superintendente da SMTT, André Costa, foi o palestrante do evento. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT

André Costa possui mais de 20 anos na carreira de delegado de Polícia Federal, sendo destes 9 anos exercidos no Estado de Alagoas, com atuação também nos estados de Sergipe e Tocantins.

Em Alagoas, na Superintendência da PF, executou a coordenação de grandes operações policiais, no combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. Além disso, auxiliou em ações de inteligência policial, assumindo inclusive a função de Superintendente Adjunto.

Foi Secretário de Segurança Pública do estado do Ceará de 2017 a 2020, com um trabalho direcionado ao combate à criminalidade naquele Estado.

Desde 2021, está à frente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes com uma experiência de gestão focada em ouvir os anseios da população e buscar a resolutividade dos problemas apresentados. No início da carreira, atuou como Agente de Trânsito, uma função que tem orgulho de ter exercido.